Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cristianismo sincero

Foi o próprio Jeová que usou primeiro o termo andar. Por intermédio de seu servo Moisés, Ele disse: “Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas. São estas as festas fixas do SENHOR, as santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado" (Levítico 26:3,4). Em um sonho, Ele disse a Salomão: "Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias" (1 Reis 3:14). Por intermédio de Asafe, Ele exclamou: "Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo tivesse me ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos!" (Salmos 81:12,13). Por intermédio do profeta Isaías, o SENHOR declarou: "Estendi as mãos todo dia a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seus pensamentos" (Isaías 65:2). Várias centenas de anos depois, Jesus usou a mesma ilustração quando Ele disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).
Na Bíblia, o termo andar descreve uma certa maneira de a pessoa viver. Na linguagem moderna, o termo estilo de vida seria usado. Esta palavra não descreve simplesmente o tipo de dia ou mesmo de semana que uma pessoa está tendo. Certamente não se refere a alguém que se sente espiritual no domingo enquanto passa o resto da semana na carne! Quando Paulo diz andar em Espírito, está descrevendo uma condição contínua da vida de uma pessoa. Se ela estiver vivendo em Espírito, não sucumbirá aos desejos da carne.
Fico abismado em ver como um homem pode estar no pecado mais desprezível e realmente acreditar que está perto de Deus. Podemos seguramente supor que, se uma pessoa vive sob as ordens da carne, ela não é uma das que estão andando em Espírito. De fato, irei mais longe para dizer que, se uma pessoa está satisfazendo as concupiscências da carne, está realmente andando na carne. Desse modo, podemos usar a terminologia oposta para dizer: “Se você andar na carne, então cumprirá as concupiscências da carne”. Em Gálatas 5, Paulo dá uma definição abrangente do que significa andar na carne: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).
Uma pessoa sincera, ao ler esta passagem das Escrituras, imediatamente examinará seu coração ponto por ponto. Eu me entrego a pensamentos impuros? O desejo por prazer ocupa um lugar especial em meu coração? Tenho alguns ídolos em minha vida? Tenho problemas com meu temperamento? Sinto ciúmes ou inveja de outras pessoas? Com freqüência me envolvo em brigas com os outros? Respostas afirmativas a essas perguntas são sinais indicadores de uma pessoa que não está andando em Espírito.
No entanto, uma pessoa que esquadrinha rapidamente a lista com um olhar superficial, afirmando ser livre de tal estilo de vida, só está enganando a si mesma. Da mesma maneira é aquela que discute sobre cada termo, tentando evitar a verdade do que está expresso. Jesus disse: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32).
Essa é também uma promessa condicional . A pessoa que vive pelas palavras de Jesus em sua vida diária conhecerá a verdade quando a vir e essa verdade a libertará. Se ela quiser experimentar a liberdade verdadeira, será imprescindível que se torne aberta e brutalmente honesta consigo mesma.
Existem muitos que têm uma experiência ocasional com Deus, sentem sua presença num culto da igreja ou até mesmo O vê trabalhando na vida deles e acreditam que estão andando em Espírito. Andar em Espírito significa que a vida da pessoa é dominada, controlada e guiada pelo Espírito Santo. Da mesma forma que a lista das “obras da carne” define o que significa estar na carne, a lista a seguir do “fruto do Espírito” define o que significa estar em Espírito.
Paulo diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:22-25). Novamente, a pessoa que está disposta a ser honesta consigo mesma examinará essa lista e fará as perguntas difíceis: “Sou realmente tão dedicado à vida dos outros como sou comigo mesmo? Eu tenho paciência para suportar pessoas difíceis e circunstâncias desagradáveis sem perder a percepção da presença de Deus? O quanto amável sou para aqueles que contrariam minha vontade? Estou verdadeiramente vivendo em sujeição ao Espírito Santo todos os dias?”
Conforme o fruto do Espírito cresce na vida de uma pessoa, ela ajuda outra a amadurecer em outras áreas da sua vida também. À medida que cresce na fé, é fortalecida para crescer também em mansidão. Uma boa medida para alguém examinar onde está espiritualmente é verificar seu ponto mais fraco. Para os viciados, a falta de autocontrole é uma manifestação muito clara de um problema profundamente arraigado.
Se você andar em Espírito, não cumprirá as concupiscências da carne. À primeira vista, poder-se-ia pensar que a palavra-chave nesta frase é andar ou Espírito. Porém, o termo que queremos focar aqui é em. Da mesma forma que o espírito deste mundo cria uma atmosfera que a pessoa pode permanecer, assim também o Espírito de Deus (a verdade é que o inimigo imita tudo o que Deus faz). Uma pessoa que leva sua vida diária em uma atmosfera divina não se entregará ou procurará as concupiscências que podem ainda estar dormentes em sua natureza.
O apóstolo João disse: “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado” (1 João 3:5-6,24). Esses versículos não sugerem que uma pessoa viva em perfeição, sem pecado – apenas que não existe pecado governando sua vida. O Espírito e a graça de Jesus Cristo a mantém em um nível acima do pecado dominante. Esse modo de viver no controle do Espírito Santo não acontece de um dia para outro; ele é desenvolvido na vida do cristão à medida que ele amadurece.

         Steve Gallagher – No Altar da Idolatria Sexual – páginas 244, 245, 246 e 247.

Um comentário:

  1. Veja a 4ª frase do segundo parágrafo do texto: "Certamente não se refere a alguém que se sente espiritual no domingo enquanto passa o resto da semana na carne!". Ou seja, aquilo que lhe falei, de que não basta acreditar em Deus para alcançar a salvação, mas tem-se sim que praticar o que Deus manda, é dito neste texto, que você mesmo me enviou.
    Concordo com o ultimo parágrafo, de que uma pessoa pode ser salva, mesmo que tenha pecado alguma vez. Porém, tem-se que ter o arrependimento e a penitência para pagar o pecado cometido. Também não adianta a pessoa usar isso de argumento e ficar pecando, pedindo perdão, pecando, pedindo perdão, se o arrependimento não for verdadeiro. Deus perdoa tudo, quantas vezes for necessário, desde que o arrependimento seja sincero. E ele sabe se é sincero ou não.

    ResponderExcluir