Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O sustento diário da oração

 A chave para andar em Espírito é encontrada nas palavras de Jesus: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:1,4,5).
Há vários elementos envolvidos para entrar nesse tipo de comunhão. Um deles é a oração. A essência da experiência cristã é iniciar e manter um relacionamento íntimo com Deus. É para este propósito que fomos salvos de nossos pecados. Contudo, quão poucos se dedicam a essa intimidade bendita. Freqüentar uma igreja é importante, mas nosso elo com a Videira deve ser mantido diariamente. Imagine como seria um casamento fundamentado em nada mais do que um encontro formal uma ou duas vezes por semana.
Ter um tempo de oração todo dia é essencial para a vida de um cristão. A oração conduz ao poder transformador da vida do Espírito Santo. Da mesma maneira que Deus fala conosco por meio da Sua Palavra, falamos com Ele por meio da oração. Orar é simplesmente falar com Deus. Não se deve ter preocupação em ser eloqüente. O Senhor procura uma conversa real! Ele é nosso melhor Amigo, e é assim que o cristão deve se comunicar com Ele.






Da mesma forma como qualquer novo hábito espiritual, desenvolver uma vida de oração pode ser inicialmente difícil. Começa tendo uma firme convicção de que a oração é uma parte essencial da vida diária. A pessoa que firma o propósito de cultivar um tempo devocional regular pode achar que aquele tempo parece arrastar-se lentamente no princípio. Isso muda gradualmente conforme o hábito se consolida. A pessoa logo se achará esperando ansiosamente por suas devocionais matutinas. Em breve, a duração do tempo dedicado a estar em comunhão com Deus aumentará.
Existem pelo menos três elementos primordiais para uma vida eficaz de oração. Um deles é que a pessoa deve definir qual será seu estilo de oração. Alguns gostam de ficar em um quarto, onde podem sentir-se livres para falar com Deus, sem se preocupar que alguém os ouça. Outros gostam de escrever suas orações, uma vez que isso os ajuda a manter seus pensamentos focados no Senhor. Pessoalmente, sempre achei mais fácil concentrar-me e falar com o Senhor andando. Onde quer que eu esteja, seja em minha casa em Kentucky ou em alguma cidade distante, tenho o mesmo ritual toda manhã. Tomo uma xícara de café e estudo a Bíblia durante uma hora, então saio para uma caminhada de oração por outra hora. Cada pessoa precisa definir para si mesma o que funciona para ela.
Outro elemento-chave é quando orar. Se for possível, é sempre melhor orar de manhã. O Senhor deve receber os primeiros frutos do dia. A maioria das pessoas ajusta seus despertadores somente para ter tempo suficiente para preparar-se a fim de ir trabalhar. O cristão que está seriamente interessado em desenvolver um tempo com Deus dará início a uma rotina de deitar-se e levantar-se mais cedo. Tentar encaixar à força um tempo de oração em um horário matutino já agitado nunca funcionará. Logo será abandonado.
A última coisa que deve ser considerada é quanto tempo passar em oração. Basicamente, quanto mais tempo gasto com o Senhor, melhor. O que é falado com Deus não é tão importante quanto somente estar com Ele. Os relacionamentos não são estabelecidos somente em palavras; são também fundamentados na comunicação não-verbal. Por exemplo, eu e minha esposa podemos estar na mesma sala, sem dizer uma palavra, apenas desfrutando a companhia um do outro. Isso é o que Deus deseja. O Senhor anseia passar tempo com aqueles a quem ama. Como já mencionamos, desenvolver uma vida devocional não é fácil. O homem que está apenas começando a desenvolver uma vida de oração deve evitar sobrecarregar-se. É muito melhor ser fiel dez minutos por dia que passar esporadicamente uma hora de uma vez. O hábito nunca se estabelece na vida de uma pessoa inconstante. Enquanto a oração não for uma parte regular da rotina, será sempre enfadonha. Depois de se estabelecer como um elemento firme no início de cada dia, torna-se fácil. E torna-se um bom hábito!
Quando a pessoa iniciar essa nova experiência, é também importante não cometer o erro de olhar para o relógio; o tempo vai parecer passar lentamente. Sempre dou uma olhada em meu relógio quando estou saindo para dar meu passeio. Quando parece que já se passou uma hora desde que saí, olho novamente as horas somente para me certificar de que não estou voltando muito rápido. Normalmente passo mais de uma hora em oração, mas é muito importante para mim não passar menos de uma hora. Aqueles que estão no quarto devem virar o relógio de forma que não possa ser visto. Alguns podem querer acertar seu relógio de pulso (ou até mesmo um temporizador fora do quarto) que os informará de que seu tempo acabou.
Conforme essa rotina diária se tornar parte da vida da pessoa, logo descobrirá que orar não é mais uma tarefa difícil. Na realidade, descobrirá, em breve, que dez minutos passam voando e que ela precisará orar por 15 minutos para cobrir todos os seus interesses. Depois que essa importante disciplina espiritual for estabelecida, Deus começará a dar-lhe o encargo pelas almas daqueles ao seu redor. Nesse momento, sua vida de oração começa a entrar em uma nova fase. Ela penetra no campo da intercessão.
Conforme a vida devocional da pessoa progride, ela começa também a passar mais tempo adorando ao Senhor. Essa é uma parte integral do crescimento em nosso amor por Deus. Algumas pessoas adoram a Deus enquanto escutam música gospel que apreciam. Porém, é importante lembrar que simplesmente entoar canções de que se gosta não é o mesmo que verdadeiramente entrar em espírito de adoração. Jesus disse: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23-24).
Se a pessoa adora verdadeiramente a Deus, existe algo que flui de seu coração em direção ao Senhor. É o que Jesus quis dizer quando falou de adorar em espírito e em verdade. No entanto, há grupos como Vineyard, Hillsong, Maranatha e Hosanna que parecem ter uma unção verdadeira para o louvor e adoração. Algumas pessoas podem beneficiar-se muito, passando um tempo imerso neste tipo de música cristã.
Algo muito poderoso acontece no reino espiritual quando uma pessoa começa a louvar verdadeiramente a Deus. O louvor sincero limpa totalmente a atmosfera da atividade demoníaca. Lembro-me de estar certa vez em pé no culto da capela na época em que cursava na faculdade de Teologia. Passávamos um tempo cantando toda manhã, mas naquele dia em particular, tivemos a impressão de ter entrado em nível mais alto de adoração. Quando fechei meus olhos, formou-se um quadro em minha mente. Bem no alto, acima de nós, estava a presença de um Deus santo, e entre os estudantes e o Senhor, existia uma nuvem densa de trevas satânicas. Essa presença demoníaca mantinha-nos longe Dele, mas conforme levantávamos nossas vozes em louvor, aquela nuvem feia se separava e logo se dissipou. Nosso louvor abriu uma passagem direta até Deus!
Randy Sager conta a história de quando ele e outros foram usados para entrar nos piores bairros de São Francisco para testemunhar aos outros. Antes de entrar nas ruas e dar início às conversas, o pequeno grupo se reunia na rua e passava um tempo cantando e louvando ao Senhor. Uma noite, quando ele estava caminhando pela rua, um mendigo, com uma aparência imunda, saiu de um beco e chamou Randy. O homem lhe mostrou um distintivo e disse que era um policial disfarçado. Ele disse: “Não sei o que o seu pessoal está fazendo, mas toda vez que vocês chegam aqui, os índices de criminalidade caem para zero!”
Em outra ocasião, uma multidão irada de homossexuais militantes apareceu e começou a proferir insultos contra o pequenino grupo de cristãos. A situação ficou sobrecarregada de ódio. Quando parecia que os ativistas gays iriam atacá-los, Randy, bem quieto, começou a louvar a Deus. Logo os outros cristãos compreenderam e se uniram a ele no louvor. A fúria da turba diminuiu e eles saíram da cena quietos. Não há dúvida de que a verdadeira adoração ajuda a pessoa a entrar em Espírito.

Steve Gallagher - No altar da idolatria sexual - páginas 247, 248, 249, 250 e 251.

Um comentário:

  1. Sim, a oração salva. Mas só a verdadeira oração.
    Há pessoas que rezam "maquinalmente", sem pensar no conteúdo de suas orações, só na quantidade delas. Rezam o dia inteiro, mas são orações vazias, pois saem automaticamente de suas bocas, pois já estão decoradas.
    Ao rezar, as pessoas devem pensar em cada palavra ou frase de suas orações. Volto a dizer, não dá para enganar Deus, pois ele sabe tudo o que fazemos, pensamos ou escondemos.
    Eu, por exemplo, ao rezar o Pai Nosso, sei que no momento que peço "Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido," estou pedindo para Deus que perdoe-me como perdôo os outros. E sei que não perdôo um monte de gente, ou seja, não serei perdoado por Deus.
    Porém, rezar sem praticar o que Deus mandou também não adianta. Ao acabar suas orações e ir comer, você pensa em dividir o que come com quem não tem o que comer? Ao acabar suas orações e ir trabalhar, você pensa em dividir seu sustento com quem não tem nada ou, ainda, no tipo de trabalho que faz, como nós que trabalhamos em Banco, algo que, para mim, por si só, já é um pecado. E por ai vai.
    Pecamos por "pensamentos e palavras, atos e omissões" (neste trecho entre aspas, estou citando uma parte do que nós, católicos, chamamos de Ato Penitencial, que é uma exaltação a misericórdia divina somada a declaração de nosso arrependimento). Para a pessoa ser salva só por orações, sem a pratica do que Deus ordena, ela teria que morrer de inanição, ao ficar apenas rezando, sem comer, conviver com os outros ou sair de casa, pelo menos no mundo atual. E isso ainda se ela escolhesse morrer rezando para a glória de Deus, pois só rezar por medo da condenação ao inferno não salva, visto que devemos rezar porque é o correto e porque Deus ordena, não por medo.

    ResponderExcluir