Seguidores

domingo, 28 de abril de 2013

Promessa de restauração

Alguns estudiosos antigos viam o Senhor revelado no Antigo Testamento como severo e implacável, em contraste com Jesus, apresentado no Novo. Por que sua conclusão é errada? Como a mensagem de Oseias 14 ajuda a mostrar esse erro? O que esse capítulo revela sobre o caráter e amor de Deus por Seu povo?
O último capítulo de Oseias é um clímax apropriado para a mensagem proclamada pelo profeta. Reafirma a promessa de que a divina salvação terá a última palavra. O capítulo começa com mais um chamado para se afastar de toda iniqüidade. Ao ordenar que os israelitas se voltassem para Deus, o profeta apresentou as palavras que eles deveriam dizer na adoração. Deviam pedir que Deus tirasse deles a culpa que os havia feito tropeçar. Deviam também renunciar sua dependência de outras nações e rejeitar totalmente a idolatria. Nos tempos bíblicos, nenhuma pessoa devia comparecer diante do Senhor de mãos vazias (Êxodo 23:15). Além de trazer um sacrifício animal,  as pessoas eram instruídas a levar palavras de genuíno arrependimento como oferta de ação de graças.
Em seguida, após a confissão e arrependimento do povo, Deus respondeu com uma série de promessas. A principal delas foi a cura de doenças pelo divino Médico. A renovação do relacionamento de Deus com Israel é comparada ao orvalho que provê a única umidade disponível para as flores e árvores durante o longo e seco verão da Palestina. Ela também é relacionada com a oliveira, considerada especialmente valiosa, uma espécie de coroa das árvores frutíferas. Sua folhagem oferece sombra e frescor. Seu óleo é usado como alimento, loção para a pele e como combustível para iluminação. Os cedros do Líbano são considerados as mais úteis árvores de elevado crescimento nas terras bíblicas. Sua madeira altamente valorizada servia para a construção dos templos e palácios reais (1 Reis 6:9, 10). As raízes plantadas por Deus produziriam tal abundância de novas plantas, que Israel se tornaria um jardim cheio de bênçãos para o mundo inteiro.
É necessário ser sábio e prudente para conhecer os caminhos, mandamentos e estatutos do SENHOR e andar, cumprir, guardá-los em nome de Jesus. A situação não é diferente para nós hoje. Deus não muda. O que Ele prometeu e cumpriu no passado, continua prometendo e cumprindo hoje. Deus sempre cumpre a parte Dele. Nós é que muitas vezes não cumprimos a nossa e ainda reclamamos porque não somos "abençoados" - como se só o fato de continuar vivos, respirando e com forças para levantar da cama já não fossem 3 maravilhosas bênçãos!
"Fazer a nossa parte" não tem nada a ver com salvação pelas obras e sim com justiça divina. Devemos lembrar que os nossos esforços unidos aos esforços de Deus nos tornam imbatíveis. Não porque Deus não possa fazer tudo sozinho, mas porque Ele nos chamou para trabalharmos na seara e não para ficar de braços cruzados assistindo a Ele trabalhar. Sim, é maravilhoso ver as coisas que Deus faz para levarmos sua mensagem adiante e extremamente prazeroso vencer uma tentação a qual sabemos que, por nós mesmos, sucumbiríamos!

Um comentário: