Seguidores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Amor ilimitado

A história de Israel é linda! DEUS foi o pai de Israel. Vamos rever esta história. Foi Deus quem chamou Abraão e Sara para sair de Ur, terra dos caldeus, de junto de seus parentes idólatras e ir para um lugar que Ele indicaria. Esteve com Abraão em suas peregrinações e deu um filho ao casal, o herdeiro, 25 anos depois do chamado. Esse filho veio quando não era mais possível Sara ter filhos, sendo ela estéril. Esse foi mais um cuidado especial de Quem amava o casal.
Depois, o próprio Deus escolheu uma esposa para Isaque (filho da maturidade de Abraão e Sara) por meio do servo de Abraão. Dessa união, nasceram Esaú e Jacó, mas Deus escolheu o segundo para formar a nação primogênita. De Jacó nasceram 12 filhos que formaram a grande nação de Israel. Eles foram ao Egito, fugindo de uma seca. Deus providenciou tudo, apesar de os
irmãos de José terem agido com violência, inveja e terem-no vendido como escravo, Deus reverteu a ignominiosa obra para o bem futuro de todos eles.
No Egito, tornaram-se a grande nação que Deus prometera a Abraão que se tornariam. De lá, como um pai a seu filho, Deus os tirou de maneira tal que hoje muita gente nem acredita ser verdade. Castigou o povo que os escravizara, enviando 10 terríveis pragas e abriu o Mar Vermelho para fazê-los ir em frente, afogando seus inimigos perseguidores. Estavam no deserto, livres dos inimigos, prontos para terem uma lei como nenhum povo possuiria jamais, a não ser que se convertesse ao Deus de Israel.
Deus os conduziu para a Terra Prometida e ali os estabeleceu, sempre como a um filho. Ali os fez prosperar e os tornou uma grande nação, sob o reinado de Davi, o precursor do Rei eterno, o Salvador e Senhor JESUS CRISTO, o condutor de Israel. O Senhor tratou Israel com ternura desde a sua libertação do cativeiro egípcio à Terra Prometida. Em toda aflição do Seu povo, Ele também Se afligiu e a presença de Seu anjo os salvou. Em Seu amor e em Sua misericórdia, Ele os resgatou.
Assim Deus ainda quer relacionar-Se conosco. Quando a Seus filhos acontece algo triste, isso pode ser um aviso de Deus que deve haver mudança em nossa vida. Talvez que devamos nos aproximar mais Dele. "É justamente porque Deus os conduz que estas coisas lhes sucedem. As provas e obstáculos são os métodos de disciplina escolhidos pelo Senhor e as condições de bom êxito que nos apresenta. Ele, que lê o coração dos homens, conhece melhor do que eles mesmos o seu caráter. Vê que alguns têm faculdades e possibilidades que, bem dirigidas, podiam ser empregadas no avanço de Sua obra. Em Sua providência, Deus colocou essas pessoas em diferentes situações e variadas circunstâncias a fim de que possam descobrir, em seu caráter, defeitos que a eles próprios estavam ocultos. Dá-lhes oportunidade de corrigirem tais defeitos e de se tornarem aptos para O servir. Permite por vezes que o fogo da aflição os assalte, a fim de que sejam purificados" (A Ciência do Bom Viver, 471).
Qual é o pai ou mãe, normais, que apreciam castigar os filhos? O que os pais desejam é terem filhos obedientes para que possam sempre dar-lhes bons presentes. Querem ver os filhos felizes. Parece que Deus estava chorando nesse trecho da Bíblia: "Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem. Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira" (Oséias 11:8,9). Ele dizia consternado, triste, que seu coração estava comovido e Se sentia compassivo com o Seu povo. Prometeu que não iria mais destruir Efraim. Na verdade, Deus amava aquele povo que correspondia com rebeldia. Não querendo perder o povo para a idolatria, Deus se via obrigado a recorrer à repreensão, por vezes muito dolorosa, como permitir que uma nação inimiga viesse e destruísse tudo. Isso doía mais em Deus que em Seu povo, assim como dói aos pais repreender seus filhos. É tanta a dor nos pais que muito deles deixam de disciplinar e, por essa via, perdem seus filhos para Satanás. Pior ainda, não acha? Como é difícil ser DEUS quando existe o pecado!
Nesse trecho fica bem claro: Deus não quer castigar Seu povo. Ele
não quer castigar nenhum ser humano. São todos seus filhos, são todos descendentes de Adão e Eva. Mas muitas vezes nós caminhamos tão distantes de Deus que, se Ele não fizer nada, nos separamos definitivamente Dele. São as astutas atrações humanas que criam essa situação. Atrações que, em geral, nem percebemos e que amamos como se fossem normais, como se Deus não se importasse com elas. Mas por causa dessas coisas Jesus sofreu, em nosso lugar, na cruz. Qual pai ou mãe chegam a tanto? Dar a vida pelos filhos, a nós, humanos, nem é possível, porque morrer pelo filho não é solução. Caso isso aconteça, o filho fica sem proteção para a próxima necessidade.
Como esse assunto deveria atrair os nossos pensamentos para refletirmos e entendermos quão grande é o amor de Deus! Deus ama os Seus filhos e quer vê-los vencer o desânimo com que Satanás os oprime. Não deis lugar à incredulidade. Não aumenteis as vossas dificuldades. Lembrai-vos do amor e da fortaleza demonstrados por Deus nos tempos passados.


Sikberto Martins

Um comentário:

  1. Quantos milagres Deus fez na história de Israel, né? Pena que hoje em dia não haja mais tantos milagres... sim, temos que ter fé! É o que nos mantém vivos e respirando.

    ResponderExcluir