Seguidores

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Pai nos ama!

Desde pequenos somos ensinados a identificar Deus Pai como um senhor de barbas brancas, sempre distante, talvez com um olhar investigativo sobre nossa pessoa, buscando algum erro ou falha em nossa conduta para nos castigar com pragas e maldições. Por outro lado, parece que Jesus é um ser de voz meiga e gentil, clamando a esse Pai e intercedendo para que não sejamos destruídos. E, graças ao amor e sacrifício do Filho, o Pai nos livra da condenação. Já o Espírito Santo é o Ser menos conhecido da Divindade e, talvez, por isso, fala-se tão pouco sobre Ele.
Contudo, nos esquecemos de que, no começo da Bíblia, no relato da criação do mundo, o Espírito Santo já aparece como Criador, no mundo ainda caótico. No Evangelho de João (1:1,2) e na epístola aos Hebreus (1:2) encontramos declarações de que Jesus foi o Criador de todas as coisas. Porém, o mesmo Jesus declara no evangelho de Marcos (13:19) que Deus criou o mundo. Esses textos nos mostram que o Pai, o Filho e o Espírito Santo estavam presentes na criação do mundo; que nós fomos criados pelo Deus Triúno e, por isso, podemos compreender quando Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Vemos aqui o Criador falando e traçando planos no plural. É interessante notar que todas as demais criaturas surgiram por uma ordem expressa de Deus, mas o ser humano foi formado pelas Suas divinas e poderosas mãos. Fico pensando no trabalho de elaboração, na discussão sobre o projeto, na moldagem de cada detalhe. Quanto carinho demonstrado por um ser tão frágil como nós!
O apóstolo Paulo, também, faz uma referência magnífica ao trabalho conjunto do Pai, Filho e Espírito Santo no plano da salvação, ao falar da "graça do Senhor Jesus Cristo", do "amor de Deus" e da "comunhão do Espírito Santo" (2 Coríntios 13:13). Na verdade, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Não é maravilhoso ver que Jesus não estava aqui lutando sozinho por nós, mas que o Pai e o Espírito Santo estavam juntos na batalha por nossa salvação?
Podemos afirmar que nosso Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, está interessado em nossa redenção, luta por nós e quer restabelecer o relacionamento conosco. Jesus não tem que ficar tentando convencer ao Pai a nos aceitar e a nos amar. Somos amados pelo Pai e pelo Espírito Santo tanto quanto por Jesus.
O sacrifício feito por nossa salvação envolveu as três pessoas da Divindade. Foi um sacrifício de nosso maravilhoso Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Dando as últimas intruções a Seus discípulos, antes de Sua morte, Jesus falou que tudo o que pedíssemos em Seu nome, Ele realizaria (João 14:13). Depois Se referiu ao mesmo tema de pedirmos em Seu nome, acrescentando: "Não vos digo que rogarei ao Pai por vós. Porque o próprio Pai vos ama, visto que vós Me tendes amado e tendes crido que Eu vim da parte de Deus" (João 16:26,27). Jesus está dizendo que o Pai nos ama! Ele atende nossas orações, não por amor a Jesus, simplesmente como se fosse forçado a fazê-lo, mas Ele nos ouve e nos alenta, respondendo aos nossos anseios, porque nos ama profundamente.
Lembremos do texto de João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito". Deus ama o mundo de maneira inacreditável e, por isso, por causa do Seu imenso amor, é que Ele nos deu o Seu Filho bendito. Deus não nos ama somente por causa de Jesus. Ele mesmo nos ama e, em virtude desse amor, nos deu Jesus. Nós temos um Deus, Pai, Filho e Espírito Santo que nos ama de forma extraordinária e, devido a esse amor, quer nos resgatar e salvar. O fato é que na entrega de Jesus vemos a entrega das demais pessoas da Divindade.

Um comentário:

  1. Eu não concordo com isso e acho uma blasfêmia. Aceito que a Trindade é um mistério que está além da nossa compreensão, mas dizer que o sacrifício do Pai e do Espírito Santo foi igual ao de Jesus é uma heresia.

    ResponderExcluir