Seguidores

domingo, 7 de abril de 2013

Nada é seu

Deus é o proprietário de tudo o que existe porque Ele criou. Nem nós somos de nós mesmos. Nem o tempo nos pertence. Assim também os bens não nos pertencem e nem o terreno onde constuímos a casa em que moramos. Tudo é de Deus. Esse é o sistema celeste.
Vamos raciocinar um pouco comparando o sistema celeste, onde nada temos que seja nosso, ao terrestre, onde é comum registrar bens em nosso nome e dizer: "isso é meu".
Parece mais interessante a vida no sistema terrestre, pois podemos ter muitas coisas que sejam nossas. Podemos registrar bens que assim passam a ser nossos e podemos ter a nota fiscal para provar que aquele determinado bem é realmente nosso. Pagamos por ele. Aqui na Terra é assim que funciona e nos parece normal. Assim como várias outras coisas que parecem normais, mas não são devido à nossa visão de mundo estar distorcida pelo pecado.
No Céu, não teremos nada no nome. Nada nos pertencerá. Nada teremos para registrar. Aliás, nem haverá lugar para fazer registros. Tudo pertencerá a Deus.
E qual é a grande diferença entre o sistema terrestre e o celeste? Os registros terrestres de posse, na verdade, não tem valor, senão perante os homens e, mesmo assim, podem perder a validade. Aqui, um ladrão pode nos tomar as coisas e ele nem se importa com os documentos de posse. As pessoas podem falir e a justiça tomar os bens em nome dos credores, o fogo pode consumir, um terremoto, vendaval ou inundação podem destruir tudo. A doença pode requerer que vendamos os bens para pagar tratamentos. Aqui os bens envelhecem e perdem o valor ou, por causa do mercado, o que valia 100 passa a valer bem menos, por exemplo 5, como foi o caso das ações de um grande banco que quebrou. Quem tinha ações em seu nome, simplesmente perdeu 95 em poucas horas! Aqui é ilusão ter coisas no nome, porque, ou nos tomam, ou perdemos por diversas razões e ainda por cima, se nada disso acontece, um dia desses morremos, e as posses de nada servirão depois da morte.
E como é no sistema celeste? Lá, nada teremos em nosso nome, mas usaremos os bens sem que ninguém nos impeça ou cause transtorno. Nunca pagaremos impostos prediais ou territoriais, nunca as coisas se desvalorizarão, nunca tomarão o que estaremos utilizando.
Afinal, o que é mesmo importante? Ter bens ou utilizar bens? É evidente que é muito melhor utilizar bens e não ser molestado por isso. Aqui muitos têm coisas de alto valor, mas não podem sair nas ruas com elas, pois se tornam alvo da ganância de maus elementos. Lá, mesmo nada nos pertencendo, seremos felizes, pois poderemos usar o que existir, em qualquer lugar, sem ameaças. Tente imaginar o seguinte: você não tem absolutamente nada. Portanto, pelos critérios terrestres, está na pobreza absoluta. Pode até receber o Bolsa-Família. Mas você trabalha para um patrão muito rico, que não lhe paga salário, porém deixa você usar a conta dele para comprar tudo o que necessita para o seu consumo. Ele também lhe emprestou uma belíssima mansão para morar. Tem muitos automóveis, os quais estão à sua disposição o tempo todo. Nas férias, pode viajar a qualquer lugar do mundo por conta dele. Os filhos podem fazer o curso que desejarem. Ele paga tudo. E assim por diante. Se isso fosse realidade, do que iria reclamar? O que mais desejaria? Pois tudo o que mais desejasse para viver, teria à vontade. Pois assim é na Nova Terra.
O que podemos deduzir desse raciocínio? Que aqui mesmo devemos ensaiar o sistema celeste. Esse é o sistema de mordomia, quando nada nos pertence, mas tudo nos é alcançado para utilizarmos para o nosso bem. É um sistema em que teremos tudo para utilizar, embora nada para ser nosso. É um sistema em que Deus supre tudo, sempre, eternamente. Nem mesmo se torna necessário trabalhar para comprar e ter, pois o que tivermos necessidade, nos será concedido gratuitamente, sempre, como presentes, para uso quando for do nosso desejo. Convenhamos, esse sistema é absolutamente superior e permite a verdadeira felicidade.

Um comentário:

  1. hahahaha!!!!
    Que maravilha! A melhor parte foi imaginar um "pobretão" com direito a tudo isso.
    Excelente imagem do Céu!
    Mas sei não, viu... acho que é tudo ilusão e vamos todos é para o inferno mesmo!
    Até.

    ResponderExcluir