Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ciência maravilhosa

O tema do sofrimento é o de mais difícil abordagem para os cristãos e principalmente para mim, que sou um bebê na fé. É por causa do sofrimento que muitos se afastam de Deus e/ou nem chegam a se aproximar Dele. Afirmam que, se Deus existe e é bom, como pode permitir tanta tristeza na Terra. Para compreendermos isso, é preciso ter conhecimento do GRANDE CONFLITO ENTRE CRISTO E SATANÁS. A guerra cósmica em que estamos envolvidos e na qual precisamos tomar partido. Nessa guerra não se pode estar neutro. "Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha", disse Jesus (Mateus 12:30).
O problema de eu dizer isso a você é que você precisa ter fé para crer, entender e aceitar. E fé na Palavra de Deus. Não em qualquer outra doutrina ou filosofia. Deus nunca mentiu. Logo, você pode "botar fé".
Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:13-19 revelam quem se rebelou contra Deus, por que, quais foram os seus motivos e o seu objetivo. Acabou, por sua astúcia, convencendo um terço dos anjos do Céu de que o seu governo seria melhor do que o de Deus. Houve guerra no Céu, diz Apocalipse 12:7, mas não uma guerra como Jornada nas Estrelas. Deus venceria essa guerra muito facilmente. Deus venceria qualquer guerra muito facilmente. Mas Satanás é astuto e, sabendo disso, lançou dúvidas sobre o caráter, o governo e a lei de Deus. Não é que ele tenha tornado a guerra mais difícil a Deus. A Bíblia diz que essa guerra foi vencida antes da fundação do mundo, porque Deus já tinha um plano para superar o mal que o inimigo traria. O problema foi que, por sua astúcia, Satanás conseguiu tempo para transformar o mundo no que transformou. Deus não poderia simplesmente destruí-lo rápida e rasteiramente. Do contrário, a dúvida pairaria por toda a eternidade e Ele jamais seria adorado por amor, e sim por medo. A adoração não seria verdadeira.
Nos bastidores do jogo político, Satanás plantou dúvidas sobre o caráter de Deus. Disse que Deus era um tirano que governava na base do cabresto e que, se ninguém seguisse as leis de Deus, a vida seria mais feliz. Exatamente o que ele faz hoje. Dias atrás li uma manchete na homepage do IG que dizia: traição pode fazer bem ao casamento. Quem disse isso foi um seguidor de Satanás que criou um site de relacionamentos só para pessoas casadas arrumarem amantes. Agora me diz como que um relacionamento pode sobreviver sem confiança? De que forma a traição pode fazer bem ao casamento? É engano! É só o que o diabo sabe fazer: mentir e enganar. E nós somos os loucos? Nós que pregamos a vitória na cruz? A ressurreição de Cristo, que garante a nossa? Misericórdia, SENHOR!
Enfim, meus caros leitores sofredores, Deus não é o causador do mal que tem acontecido em vossas vidas. Ele sabe tudo o que você está passando, cada lágrima que você tem derramado, Ele vê e sofre com você. Digo mais: Jesus as enxuga. Cada vez que você chorou sozinho no seu quarto, Jesus estava ao seu lado, te dando forças, te consolando e querendo te abraçar.
A sua vida não tem sido fácil, eu sei. Você tem perdido pessoas amadas, uma atrás da outra, o seu casamento está por um fio, parece que o mundo está caindo sobre a sua cabeça, problemas e mais problemas. Deus quer te amparar. Todo mal que acontece no mundo é ação de Satanás ou resultado de nossas más escolhas que nos levam a colher maus frutos. Ouçam este podcast sobre o homem que mais sofreu na história.
Não pense que está pagando alguma coisa para Deus, que é karma de vidas passadas... Todos os nossos pecados já foram pagos por Jesus Cristo na cruz do Calvário. A dívida foi cancelada. Como explicar o que está acontecendo então? Tem coisas, meus amigos, que simplesmente não têm explicação. Mas eu entendo que o maior objetivo de Deus é que nós aceitemos a salvação que Cristo conquistou para nós. E, quando tudo está bem na nossa vida, tendemos a nos esquecer do Criador.
Você já deve ter ouvido falar de C.S.Lewis, alguém que voltou a aceitar a fé cristã após experimentar o vazio do ateísmo e do panteísmo. Um de seus principais livros tem por título O PROBLEMA DO SOFRIMENTO (Vida, 2009), onde ele afirma: "Deus sussurra aos nossos ouvidos por meio do nosso prazer, fala-nos mediante a nossa consciência, mas clama em alta voz por meio da nossa dor. Ela é seu megafone para despertar o homem surdo".
No começo de março passei por uns perrengues bastante difíceis, sabe... ainda estou colhendo os frutos do resultado da minha rebelião. Mas como, vocês hão de me perguntar. Você é cristão e ainda sofre. Sim, Cristo disse que neste mundo teríamos aflições. Alguns, para ouvirem Seu chamado. Outros, para testemunharem de Seu amor. Naquela época, quando eu estava passando pelo vale da sombra da morte (Salmos 23:5) minha esposa me deu uma dica que hoje aconselho a todos os que estão sofrendo, porque fez a diferença na minha vida espiritual: orar de 2 em 2 horas.
Sim, Deus é sábio. Muito sábio. As pessoas questionam a Deus sobre Sua bondade ou existência, com base na evidência de coisas que acontecem em suas vidas. Mas não dá para a nossa mente finita compreender o Infinito. Como disse Davi, temos que reconhecer com humildade que "o Teu conhecimento é profundo demais para mim" (Salmos 139:6) e entender "porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8,9). Que segurança encontro nesses versos! Pois, quando estou sofrendo e não entendo o porquê, descanso sabendo que os pensamentos e os caminhos de Deus para mim são muito maiores do que aquilo que eu penso ser bom.
Só mais um ensinamento: nosso Deus é um Deus de RELACIONAMENTOS. Ele quer ser nosso amigo, quer estabelecer um relacionamento conosco. Quando você ora, você fala com Ele. Mas se você só ora, mas não escuta, concorda que vira um monólogo? Leia a Bíblia. Ou melhor, estude a Bíblia, pois Nela você encontrará respostas para as grandes questões da vida. A Bíblia é uma enciclopédia com instruções sobre Direito, Saúde, Finanças, Filosofia, História, Psicologia... e tem poesias também!
A Bíblia é a mais linda história de amor já contada! Com um diferencial: é tudo verdade.

Um comentário:

  1. Capcioso o título do seu texto, porque nos leva a pensar em ciência secular e não no conhecimento de Deus, ao qual você se refere. Entretanto, o verso 6 do salmo 139 mencionado me levou a pensar que o Céu não será um lugar chato, como muitos pensam, que não terão nada para fazer, a não ser ficar deitado em nuvens tocando harpas. Nada poderia ser mais falso. Gostei muito da colocação “como nossa mente finita pode compreender o Infinito?” De fato, tendo Deus conhecimento infinito, teremos toda a eternidade para aprender sobre Ele. Haverá muito trabalho a fazer, mas com certeza, o trabalho será muito bom, como você bem lembrou no texto É ASSIM QUE EU QUERO!

    ResponderExcluir