Seguidores

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Assim que eu quero

Trabalhar na terra sem pecado era algo um tanto parecido com estar de férias, numa praia bonita. Ali não se fica deitado todo o dia sem fazer nada. O que se faz são castelos na areia, caminhar perto da água ou banhar-se, contemplar a natureza e suas belezas e assim por diante. Há muito para se fazer e como isso é prazeroso! E isso também é trabalho, mas sem metas, sem prazos, sem ordens superiores, sem pensar em comprar ou vender, sem ser repreendido... O trabalho no Éden era para eles serem felizes, não para que se sustentassem.
Depois do pecado, tudo mudou. Então o trabalho assumiu outro objetivo, além de aprender com a natureza e contemplá-la: "E a Adão disse: Porquanto deste ouvido à voz da tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e ao pó te tornarás" (Gênesis 3:17-19).  
Depois do pecado, o trabalho passou a servir também para o sustento de nossa vida, para termos o que comer e onde morar, etc. E nesses últimos tempos o trabalho vem se tornando cada vez mais estressante, cheios de exigêcias e de se perder tudo que se fez. Sobre a produção, há impostos, taxas, participação de outros e temos que ter cuidado para que sobre alguma coisa para o nosso sustento, pois há sempre os "espertinhos" dispostos a tirar de nós o que for possível. Meses atrás, por exemplo, cancelamos nossa conta TIM INFINITY, mas ainda hoje continuamos recebendo cobrança de mensalidade. Esse mês pagamos a terceira conta após o cancelamento do plano. Temos o protocolo de cancelamento e, quando ligamos na Central de Atendimento, somos informados que o plano foi realmente cancelado. E quanto à cobrança? Somos orientados a pagar. Até quando? Não sabemos. Talvez ad eternum. Por isso já protocolamos uma ação indenizatória no Juizado Especial Cível e regozijamos ao saber que a TIM foi multada em R$ 9.000.000,00 (nove milhões) de reais pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Da agradável e divertida ocupação... vejam só no pesadelo de vida que deu hoje aquilo que, no início, era tão bom.
 

Um comentário:

  1. Assim eu também quero: sem pressão, sem metas, sem chefe enchendo o saco, qualquer um, né?

    ResponderExcluir