Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Brasil 2 X 1 Bósnia

Quando eu disse à minha esposa que sairia correndo do trabalho para ir assistir ao jogo em casa, ela perguntou contra quem a seleção brasileira jogaria:

- Brasil e Bosta, quer dizer, Bósnia - eu disse.

Enganei-me redondamente, pois de bosta a Bósnia não tem nada. Ou será que o nível do selecionado brasileiro caiu tanto assim?
O resultado do jogo não reflete o que foi a partida. O Brasil venceu, mas não merecia. Tanto que precisou de um gol contra para conseguir a vitória. A Bósnia criou muito mais chances de gol e, se seus jogadores não estivessem com a pontaria tão ruim, teriam feito três ou quatro gols. Mas chegavam na frente do gol e chutavam por cima.
Vamos analisar jogador por jogador do Brasil agora. Júlio César: falhou no gol e isso está habitual. Jogou uma Copa do Mundo e falhou no primeiro gol do jogo que eliminou o Brasil. Na época, tinha crédito e foi perdoado. Mas o crédito dele acabou. Se continuar sendo convocado, a culpa será do treinador.
Daniel Alves: excelente jogador em excelente fase. Deu o passe para o primeiro gol brasileiro, correu, chutou a gol, dribla, desarma e merece disputar mais uma Copa do Mundo, dessa vez, como titular. Thiago Silva e David Luiz: aparentemente uma dupla ao nível de Lúcio e Juan. E aqui vale um parêntese: estamos mesmo no fim dos tempos! A seleção brasileira de futebol masculino nunca teve problemas no meio-de-campo e ataque enquanto a defesa sempre foi o problema. Há mais de 10 anos que o Brasil não tem problemas na defesa, mas, apesar de não faltarem craques, o meio-de-campo e ataque passaram a ser problemas. Na campanha do penta, por exemplo, Ronaldo foi o único atacante e Felipão teve que desenvolver um esquema tático estranho para os brasileiros: o 3-6-1.
Para finalizar a defesa, o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, fez o primeiro gol, apoia o ataque com facilidade, tem velocidade e habilidade e está habilitado para seguir como titular do time. Quem poderia ser o reserva dele é o bom Cortês, que fez um brilhante Campeonato Brasileiro em 2011 e continua fazendo belas apresentações no São Paulo Futebol Clube.
Agora é que começa o problema. Sandro, primeiro volante, sua função é proteger a defesa. Pode ser aproveitado dependendo do jogo. Contra a Bósnia esteve apagado e não se ouviu o nome dele. Substituído por Elias no segundo tempo, que deu mais mobilidade e velocidade ao meio-de-campo brasileiro, tornando os ataques mais perigosos. Fernandinho: eu não o conhecia e continuo sem o conhecer, pois não se apresentou, não mostrou cartão de visitas nem nada. Mero figurante. Casagrande deu uma sugestão que precisaria ser testada: Kaká como segundo volante. Parece interessante, mas precisa de teste.
Depois, para armar as jogadas, Hernanes e Ronaldinho. O Hernanes não foi nem sombra do grande jogador que era no São Paulo Futebol Clube e do que, dizem, está sendo, na Lazio – eu não acompanho o Campeonato Italiano. Perdeu três gols que fizeram falta e creio que há melhores jogadores para a posição. Gosto do Hernanes e não o descarto totalmente. Mas Ronaldinho... esse não dá mais! Ele morreu para a seleção brasileira em 2006. Não dribla, não cria e não acerta um passe longo. Fora, Ronaldinho! A-E-I pede pra sair!
Substituído por Paulo Henrique Ganso no segundo tempo, que deu mais leveza ao time. Hernanes foi substituído pelo Hulk, que também jogou melhor naquela posição. O que mudou com as substituições é que, um time pesado, com muitos jogadores com características defensivas, tornou-se um time mais leve e criativo. Mesmo que não vença, é muito melhor assistir ao time do segundo tempo do que ao do primeiro.
Neymar é indiscutível e finalmente está jogando na seleção brasileira a mesma coisa que joga no Santos. E dizem que ainda não temos o 9 que substitua o Ronaldo. Para 2014 eu apostaria no Leandro Damião. Hoje ele não fez gol, mas marcou a saída de bola, correu bastante e é um jogador habilidoso, que tem feito muitos gols no Internacional.
O jogo foi ruim para o Brasil, principalmente por causa do técnico Mano Meneses, que escalou um time muito defensivo. Ainda quero ver um meio-de-campo com Elias, Kaká, Ganso e Lucas ou Hulk e manteria esse ataque e essa defesa. Goleiros há tantos de bom nível que Júlio César seria a última opção.

Um comentário: