Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Amor bíblico

"O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca fica satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele e sempre se manterá em sua defesa [...] o amor continuará para sempre" (I Coríntios 13:4-8a)

Nessa passagem da Escritura, foi dada ao homem casado uma riqueza de informações sobre como ser um grande amante. Vamos examinar esses elementos diferentes do amor no contexto do casamento. Paulo começa seu ensino dizendo que o amor verdadeiro é paciente com a outra pessoa. Esse é um grande problema para muitos maridos. Muitos homens que estiveram envolvidos em pecado sexual tendem a aproximar-se do leito matrimonial com uma falta de interesse genuíno pelos sentimentos da esposa. Eles geralmente vêem a esposa somente como objeto para ser usado a fim de satisfazer suas necessidades sexuais. A necessidade dela é amplamente ignorada. É fato que as mulheres se aquecem sexualmente em um ritmo muito mais lento do que os homens. Os homens envolvidos num estilo de vida imundo freqüentemente não têm paciência para mostrar interesse pelas nessidades sexuais da esposa. Justamente quando ela está aquecendo-se sexualmente para o marido, ele já terminou e está pronto para virar-se para o lado e dormir. Esse ato ostensivo de narcisismo é muito infeliz, porque é uma oportunidade maravilhosa de o marido colocar as necessidades dela acima das próprias e demonstrar-lhe o amor que ajudará a manter o casamento.
Igualmente importante é a necessidade da bondade. O amante bíblico verdadeiro é um homem que é gentil e amável com sua esposa. Ele não pode gritar com ela durante o jantar e depois esperar que ela esteja "disposta" na mesma noite! Muitas esposas foram emocionalmente espancadas durante anos por maridos rudes e controladores. As mulheres são muito sensíveis e frágeis. Precisam ser tratadas com gentileza. O marido, na verdade, deve aprender a ser cavalheiro. Conforme o marido aprende a tratar sua esposa com ternura, as paredes que ela construiu, com o passar do tempo, serão, por fim, derrubadas. Normalmente, a rispidez dele a deixa amedrontada. Porém, se a confiança for gradualmente restabelecida, ela poderá "sair de sua concha". No amor, não existe o medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo (1 João 4:18). Se o marido restabelecer a confiança que quebrou, a vida de amor entre ele e sua esposa será restabelecida.
Outra característica do amor ágape é que ele não é ciumento ou invejoso.
Devido à tremenda carga de culpa que os viciados sexuais carregam consigo, freqüentemente temem subconscientemente que a esposa esteja sendo infiel. Eles se tornam ciumentos, imaginando todos os tipos de coisas - pura paranóia. Geralmente isso é somente projeção da própria culpa. Conforme começa a emergir do mundo pequeno e narcisista em que viveram por tanto tempo, essas inseguranças gradualmente se dissipam.
O amante bíblico também nunca é altivo nem arrogante. Quando eu estava profundamente afundado em pecado, realmente pensava que minha esposa era tremendamente sortuda em estar comigo. Desenvolvi tal atitude ao longo dos anos, porque eu me sentia confiante de que sempre poderia encontrar outra mulher para me amar. Naquela ocasião, eu não conseguia ver que pessoa  vil eu era por dentro. Não era minha esposa que era sortuda, mas eu que era afortunado! Isso se tornou real para mim quando quando ela me deixou e requereu o divórcio. De repente, percebi que a probabilidade de encontrar outra mulher que amasse a Deus e seu marido era remota. Misericordiosamente, o Senhor restabeleceu meu relacionamento com a minha esposa, e minha atitude nunca mais  foi a mesma. Uma das coisas que aprendi ao longo dos anos é o quanto uma mulher respeita a humildade em um homem. Sempre imaginei a humildade como algo que levaria a mulher a perder o respeito por seu marido, mas exatamente o oposto é verdadeiro. Isso nos leva à característica mais importante do amor. Paulo disse que o amor verdadeiro não busca os próprios interesses. Posso lembrar-me vividamente do quão narcisista eu era com minha esposa. Olhando para trás, parece que tudo em nossa vida girava em torno do que eu queria, como eu queria que as coisas fossem, o que me fazia feliz e assim por diante. Minha esposa era forçada a satisfazer com dificuldade qualquer tipo de prazer que ela pudesse ter na vida, muito parecido com um cachorro debaixo da mesa esperando por alguns pedaços de comida. Esse estilo de vida narcisista foi transportado também para o quarto. O sexo era primeiramente somente para meu prazer. Não me ocorria que minha esposa também pudesse desfrutá-lo e experimentar uma intimidade verdadeira com seu marido.
Felizmente, conforme comecei a amadurecer em minha fé e assumir a responsabilidade por meus atos, fui forçado a enfrentar o fato de que eu havia sido extremamente narcisista em todas as áreas da minha vida. Se o homem interior tiver de ser limpo, deverá acontecer uma grande transformação: de recebedor precisa ser transformado em doador. Foi exatamente isso o que o Senhor começou a fazer dentro de mim. A convicção interior sobre meu narcisismo abriu meus olhos para as necessidades de minha esposa. Comecei a perceber que ela, como mulher, tinha necessidades emocionais que deveriam ser supridas nos momentos de intimidade. Aprendi também a colocar seus desejos acima dos meus. Comecei a perguntar coisas como: "O que posso fazer para agradar a ela?" "Do que ela gostaria?"
Como me tornei menos narcisista, nossos momentos de intimidade se tornaram mais agradáveis. Eu não precisava mais me entregar a idealizações em profusão para consumar o ato. Gradualmente, o prazer de ter uma vida sexual saudável com minha esposa foi o suficiente para manter-me satisfeito. Não somente minha concupiscência por outras mulheres diminuiu, como também meu amor por minha esposa aumentou. Ela começou a retribuir quando viu a mudança que estava ocorrendo em mim. Conforme nosso amor crescia, as paredes de proteção começaram a ruir e começamos a trabalhar juntos, em vez de um contra o outro.
Além disso, o homem que tem um amor verdadeiro não se irrita nem é desconfiado. Ele não guarda rancores contra aqueles que aparentemente lhe ofenderam. Gradualmente, aprende a livrar-se dele mesmo e ver a importância daqueles ao seu redor. Que vida infernal é ser continuamente consumido pelos próprios direitos. C.S.Lewis disse: "Devemos visualizar o inferno como um estado onde todos estão perpetuamente preocupados com a própria dignidade e progresso, onde todos têm uma queixa e vivem as paixões mortais sérias da inveja, da presunção e do ressentimento".
Quando o homem em pecado sexual assume responsabilidade pelo que tem sido e abandona sua vida dupla, sua esposa sente que a vida de engano e negação está desintegrando-se, e ela transborda com grande esperança. No entanto, se o marido envolvido com imoralidade continuar a transferir a culpa ou minimizar o seu pecado, a esposa sentirá que não pode confiar nele. Admitir sua natureza pecadora tira o homem das trevas e o traz para a luz.
Quando Paulo estava terminando seu discurso, era como se os adjetivos tivessem saindo em abundância de dentro dele. "Você sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele e sempre se manterá firme para defendê-lo; o amor dura para sempre". Muitos viciados sexuais casados exigem esse tipo de amor da esposa, mas eles mesmos dão muito pouco disso. A esposa retribuirá ao que o marido tem lhe dado. É sua responsabilidade amá-la primeiro. Vós , maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5:25). Conforme sentir a lealdade e o compromisso dele, normalmente retribuirá dessa maneira. Se ele mostrar que acredita nela, a confiança nele começará a crescer.

Steve Gallagher - No Altar da Idolatria Sexual - páginas 278, 279, 280, 281 e 282

Um comentário:

  1. Ora, para nós, católicos, o prazer sexual é proibido. O sexo é permitido apenas para procriação, seja ou não com a própria esposa.

    "Crescei-vos e muitiplicai-vos." do Gênesis. Para se multiplicar, tem de ter sexo. Então, há de ter uma busca por sexo sem prazer, apenas para a procriação.
    Neste mesmo trecho, há também o verso "...é melhor casar do que abrasar-se.", ou seja, não é o ideal, mas é "melhor" do que ficar fazendo sexo a torto e reto com qualquer parceira (no caso de homens) ou parceiro (no caso de mulheres).
    O que você fez, "Jovem Safadão" foi pegar a parte da Bíblia que lhe interessava e desconsiderar o restante, estando este restante no mesmo trecho da parte que você utiliza para seu interesse. Está querendo me enganar, "Jovem Enrolação"? Toma vergonha, moleque. Você ainda vai ter de crescer muito para iss
    Um abraço.

    ResponderExcluir