Seguidores

terça-feira, 29 de maio de 2012

Relacionamentos e a maior das leis

Acabei de lembrar uma música do grupo SÓ PRA CONTRARIAR, cujo refrão dizia assim: "Mistérios do coração / amor, paixão... difícil desvendar". Quando eu era solteiro, ficava pensando se eu me namoraria. Definitivamente não seria fácil conviver com uma pessoa EXATAMENTE igual a mim. Por isso entendo quando alguém diz que procura uma pessoa parecida consigo. Mesmo alguém parecido conosco tem diferenças fundamentais, mas creio que a única solução seja olhar para as qualidades da pessoa. Todo mundo tem qualidades e defeitos e é fácil olharmos com mais afinco para os defeitos dos outros do que para os nossos. Da mesma forma, é mais fácil olhar para as nossas qualidades do que para as dos outros. Por isso, Jesus disse "ame ao próximo como a ti mesmo". Esse mandamento tem, pelo menos, dois conceitos implícitos: o primeiro é o da auto-estima, pois devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Ou seja, se nos amamos pouco, então devemos amar pouco ao próximo. Então, devemos nos amar muito para amar muito o próximo. E devemos nos amar, não porque somos bons e fazemos coisas maravilhosas, mas porque Cristo nos amou primeiro. E nos amou tanto que Se entregou por nós; o segundo conceito importante é o da empatia, porque, se eu amar o meu próximo como eu me amo, vou olhar para suas qualidades com o mesmo afinco que olho para as minhas e vou negligenciar os seus defeitos do mesmo jeito que negligencio os meus.É complicado, pode ser difícil, mas que bom que temos um Deus a quem orar e contar as nossas dificuldades. Às vezes, pedimos: "muda o meu cônjuge, Senhor" ou "muda o meu namorado" e Ele responde "muda você. Por que você não muda? Quando você muda, tudo muda".
Não estou querendo dizer que pessoas com perfis totalmente diferentes não possam dar certo. Estou querendo dizer sim que mesmo pessoas com os mesmos gostos, com as qualidades e os defeitos parecidos (alguém parecido conosco) têm dificuldades de relacionamento e que elas podem ser superadas. O inimigo não descansa, meu amigos. O tempo todo ele nos ataca por um lado e por outro, de alguma forma. Ele ataca a família, a moral e a paz da sociedade. Ele quer nos ver na lama, comendo poeira, condenados como ele. Mas quem está em Cristo Jesus, tem esperança. A nossa vida não se resume a isso aqui. Nós não precisamos correr desesperadamente para ganhar dinheiro, pois diz o salmista que Deus nunca deixou o justo desamparado e que nada nos faltará. Nós temos um Pai em quem confiar e mesmo que pareça que tudo está errado, sabemos que esse Pai nos ama e conforme o Seu amor infinito, Ele está fazendo o melhor por nós. A verdadeira liberdade só existe em Cristo. Viver sem regras é como viver sem objetivos, viver à deriva e as regras de Deus são regras que nos levam à Vida, são regras que só nos fazem bem.Hoje, é normal adulterar, furtar, enganar. Fala-se na descriminalização das drogas ao mesmo tempo que se fala em aumentar o rigor da lei seca no trânsito. Esse é o resultado de viver sem regras. Contradições e mais contradições. Uns puxam a corda pra cá enquanto outros puxam para lá e ninguém vai para lugar nenhum. Será que é possível ser feliz levando esse tipo de vida? É claro que não! Então, é óbvio que a lei de Deus é para a nossa felicidade!



Um comentário:

  1. Que maravilha de vídeo, Jovem Dragão! Música que realmente fala aos corações. Realmente... como é bom ter fé e crer que Alguém muito maior cuidando de nós.

    ResponderExcluir