Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

Gente racista!



Alexandre Pires foi no mínimo imprudente ao fazer um clipe musical, onde se fantasiava de macaco juntamente com Neymar e outros amigos. Independentemente de estarem fazendo tempestade em copo d'água e até a polêmica do sexismo ter sido levantada, a verdade é que o cantor e seus amigos expuseram-se desnecessariamente.
As pessoas precisam pensar antes de fazer, escrever ou dizer qualquer coisa. Xingar negros de macacos é tão antigo quanto à escravidão. Se não for mais. Só não entendo por quê. Se for por causa dos pêlos pretos dos chimpanzés e dos gorilas, o que dizer do macaco babuíno, tão branquinho e feio? E por que quando negros são chamados de macacos, não respondem aos brancos, chamando-os de ursos polares e pronto, está resolvido? Pois, ao que me parece, ao comparar um ser humano a um animal, o que o ser humano quer fazer com outro é rebaixá-lo à condição de irracional. Mas até isso é relativo, visto que os animais - que não dispõem do privilégio de raciocinar - obedecem e submetem-se à vontade de Deus com muito mais facilidade do que o bicho homem.
Então... quem me dera ser um urso polar. Eu, que resisto a voltar para São Paulo, porque detesto o frio. Se fosse um urso polar, submeter-me-ia com muito mais facilidade.
Parece que todo mundo, hoje em dia, está levando a vida a sério demais. Hoje tudo é racismo, tudo é homofobia, tudo é sexismo. Calma, gente.
Nesse caso do clipe do Alexandre Pires é claro o exagero, pois tanto ele quanto os seus amigos são negros. Quem rebaixaria ou ofenderia a própria raça? A mesma linha de pensamento sigo com relação ao rebaixamento da mulher a mero objeto sexual. É a própria mulher que se rebaixa. Se elas aceitam fazer esse papel, não podem reclamar. São as próprias mulheres que se auto-reduzem a mero objeto sexual ao aceitar participar desse tipo de vídeo, ficar rebolando em programas de televisão como o Pânico na TV ou dançar funk e cantar letras em que elas xingam a si próprias. Eu não conheço uma mulher que se valorize como pessoa, como ser humano e não seja valorizada pelos homens.
Porém, se o Alexandre Pires tivesse me pedido conselho, eu diria que ele não deveria ter feito esse clipe, pois as conseqüências sofridas poderiam ter sido evitadas. Muita dor de cabeça por nada.

3 comentários:

  1. Ai sabe eu vi esse clipe antes da polêmica e adorei n pensei em nada de racismo ou qq outra coisa!Acho q o racismo ta na mente de quem tem preconceito de td, acredito isso!Aliás acho q o povo lá da promotoria de Bh n tinha o q fazer e resolveu pegar no pé dele!eles deviam ver coisas sérias!!bjo

    ResponderExcluir
  2. É muito rídiculo essa visão racista do vídeo.. agora se eu fizer um video vestida de vaca ou galinha quer dizer que eu sou o que esses animais representam em relação a mulher? ME POUPE SOCIEDADE HIPOCRITA, vamos viver.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas estão politicamente corretas demais!! Ridículo associarem a racismo. O Alexandre Pires é negro! O preconceito está na cabeça das pessoas que associaram os gorilas do clipe a negros!!

    ResponderExcluir