Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A palavra que alimenta

A sogra os estava testando. É certo que ela se lembrava do filho dizendo que sua futura esposa (antes de ele saber que assim seria) era muito fanática, pois “até o sábado ela guardava”. Mas também lembrava-se de ter recebido uma carta do filho comunicando sobre a conversão dele, onde dizia estar guardando os sábados.
Aquela mulher gostava de uma contenda, uma boa discussão para animar e provocava convidando-os para atividades seculares no sábado. A desculpa do casal era quase sempre a mesma: amanhã vamos à igreja. Mas a mulher provocadora, incansável, dizia: “Podemos ir à tarde”. O casal não queria brigar e, enquanto estiveram fisicamente juntos, foi fácil driblar os avanços da senhora com jogos de cintura.
Um dia, ele teve que partir, mas sua mãe continuou convidando a moça para resolver assuntos pessoais no sábado. Eis que a moça falou para ele:

- Eu terei que falar para a sua mãe que adventista não faz atividades seculares no sábado.

Ele percebeu que era hora de mostrar que era homem. Não podia deixar sua futura esposa e sua mãe brigarem ou, mesmo que não brigassem, deixar sua mãe com má impressão da mulher que ele escolhera.

- Não, amor, deixa comigo. Eu falo com ela.

Interessante que isso aconteceu bem na noite do sábado em que ele estava em dúvida se deveria procurar apartamento naquele dia, pois perguntava-se: “poxa... Deus sabe que eu preciso disso. Estou aqui nas imediações de onde quero morar. Será que Ele ficaria chateado?” E foi perguntar a um missionário da igreja. O missionário explicou que naquele momento deveria estar numa entrevista de emprego. Deus sabe também o quanto ele quer mudar de emprego. Mas ele (missionário) sabe que Deus tem coisa melhor para ele, se ele conseguir resistir. A própria selecionadora disse que várias pessoas disseram que não poderiam comparecer no sábado e que, se não houvesse candidatos suficientes, convocaria os candidatos novamente na segunda-feira.

- Irmão, sábado é dia de descanso e louvor a Deus. Ore para que Ele te oriente na sua busca durante a semana.

Sabe, pessoal, eu poderia prolongar o texto dando testemunhos de milagres que aconteceram nas vidas de várias pessoas que decidiram renunciar a esse tipo de atividade que atende apenas aos interesses pessoais de cada um e, no entanto, presenciaram mudanças inexplicáveis e emocionantes em dias de provas, notas nos boletins na faculdade, seleção para empregos, etc. Um bom exemplo é o do último ENEM: aos alunos adventistas foi permitido que ficassem confinados durante o sábado todo e a prova, para eles, começou após o pôr-do-sol.
Mas, para não fugir do assunto, continuemos o relato. Ele telefonou para a mãe e ela “jogou o verde”:

- Nossa, filho, sempre que eu chamo a tua noiva para fazer alguma coisa, algum preparativo no sábado, ela dá alguma desculpa. Deve ser por causa da religião dela, né?

Ele poderia dizer simplesmente “é” e denegrir a imagem da amada junto à sua mãe. Mas isso não seria humano, não seria ético. Se vão casar, ele deve defendê-la. E achou o jeito certo de fazer isso:

- Não, mãe, não é por causa da religião que ela evita sair contigo aos sábados. É por causa de um compromisso que NÓS assumimos com Deus.
- Como assim?
- Você acha que Deus escreveu à toa os 10 mandamentos, mãe? Toda a Bíblia foi escrita por profetas, apóstolos e discípulos inspirados por Ele. Mas os 10 mandamentos foram escritos pelo próprio dedo de Deus no Monte Sinai. Todo ser humano tem escrito no seu código genético que matar e roubar é errado. Mesmo que nunca tenhamos sido ensinados sobre isso, sentimos isso...
- E daí, o que isso tem a ver com o sábado? Os tempos mudam, as pessoas evoluem, ninguém mais guarda o sábado! 
- Posso continuar? Por mais que as coisas estejam “avançadas”, acho que principalmente você concorda que adulterar é errado.
- Sim, claro que é. 
- No fundo, no fundo, todo mundo sabe disso. As pessoas sentem isso. Mas inventam belas e boas desculpas para adulterarem. Em vez de tentar consertar o casamento, partem para o adultério. Dizem que seu casamento não tem conserto. Mas Jesus era carpinteiro. Pode crer que Ele dá um jeito em tudo.
- Mas você ainda não me convenceu quanto a atualidade de guardar o sábado. 
- Mãe, quem vai te convencer é o Espírito Santo. Não eu. O que eu lhe digo é o que Isaías disse: “seca-se a erva e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente”. 
- O que isso quer dizer? 
- Mãe, a palavra de Deus não muda e, se Ele fez questão de escrever os 10 mandamentos com Suas próprias mãos, é porque alguma importância tem. Veja o que Jesus disse em Mateus 5:18 “Até que o céu e a terra passem, nem um “i” ou um “til” jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra”. Que lei é essa que Ele fala? A Lei de Deus! Os 10 mandamentos, é claro. O que tudo isso tem a ver com o sábado? Tudo. Os 10 mandamentos estão lá em Êxodo 20 e eu não vou repeti-los agora, mas o quarto mandamento é o do sábado e Jesus diz em João 14:15 que “se me amais, guardareis os meus mandamentos”. 
- Mas a maioria dos cristãos não guarda o sábado. 
- Jesus também disse, em Mateus, capítulo 7, desde o versículo 21 até o 23: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade". 
- Então eu vou pro inferno?

A mãe do rapaz é muito inteligente. Às vezes, somente às vezes, ela se acha dona da verdade, mas é uma senhora humilde que reconhece que não sabe tudo e principalmente utiliza também o método socrático para pegá-lo no pulo do gato.

- Quem sou eu, mãe, para dizer que você vai para o inferno? Eu espero sinceramente que não. Nem eu mesmo sei aonde vou. Eu só lhe digo o que sei: o julgamento já está acontecendo e você ainda tem tempo de escrever seu nome no Livro da Vida.
- Como?
- "Como" eu só digo na semana que vem.

Então ficamos combinados, hein! Semana que vem, neste mesmo horário e neste mesmo blog.

2 comentários:

  1. Rafael, sou franca, n coloca tanta passagem bíblica traduza em português comum é mais fácil pq a bíblia é algo q eu interpreto do modo q quero e assim deve ser!!!beijos
    www.anaherminiapaulino.blog.uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vc está certissimo Greghi ! Eu tbm aprendi assim se está entre os "top ten" e está em quarto lugar é porque é bem importante!

    ResponderExcluir