Seguidores

sábado, 4 de junho de 2011

A volta da inflação

Acabei de voltar do supermercado e da feira com a minha mãe. Que programa de índio!
Detesto ir às compras, mas a pobre mamãe está com bursite e tendinite no ombro e deve evitar fazer força. O problema é que ela é teimosa e continua fazendo faxina em casa, puxando o varal para cima, não adianta. Quando estou em casa, tento evitar que faça esforços. Nem reclamei de ir ao mercado para carregar caixas de leite e de refrigerante. Ela já cuidou muito de mim. É o mínimo do mínimo que eu posso fazer.
Mas este texto não é para falar da minha mãe. Antes de entrar no tema do texto, gostaria de ressaltar uma das regras masculinas que há num e-mail que cirula na rede, o qual já recebi, pelo menos três vezes: FAZER COMPRAS NÃO É DIVERTIDO. E olha que, quando vou ao mercado com a minha mãe, nem sou eu que gasto dinheiro, hein! Imaginem se fosse...
Pior que pensando no tema, cheguei à conclusão que o problema não são nem as mulheres. Já fui ao mercado com meus amigos fazer compra, quando fomos à praia ou fazer compra para algum churrasco. Isso aconteceu apenas uma ou duas vezes! Nas outras, eu disse: “Vão lá, comprem, depois digam quanto é a minha parte”.
Tem mulher que não pode ir ao shopping. Começa a parar em todas as vitrines e exclama: “Ai, que lindo!” Na maioria das vezes, não precisa daquilo, mas acaba comprando só porque é lindo! Ainda bem que o dinheiro não é meu, mas de qualquer forma, é melhor nunca convidar esse tipo para ir ao shopping.
Para não dizerem que sou machista, vou citar a esposa de um amigo meu, dona Cláudia, que é uma bênção no shopping: podemos ir ao cinema, restaurante, café e ela só vai ao cinema, restaurante, café. Ela pode andar sozinha na frente e deixar, meu amigo e eu conversando atrás sem problema nenhum. É... tem pessoas e pessoas...
Mas desta vez eu vim aqui para reclamar da inflação. Esse maldito fenômeno de aumento de preços que corrói o poder de compra do povo. Quando eu ia ao supermercado, o café custava dois reais e alguns centavos. Hoje eu vi o mesmo produto, da mesma marca custando seis reais e muitos centavos. Um aumento de mais ou menos 150%.
Da mesma forma, sou da época que o leite custava menos de um real. Hoje, já está mais de dois reais. Último exemplo: a Coca-Cola – melhor refrigerante do mundo, inigualável – custava R$ 0,89. Hoje fui obrigado a comprar Soda Limonada, pois nem a Pepsi Twist estava nesse preço!
Cada dia que eu vejo que não consigo mais economizar meu vale-refeição e que vejo que os investidores estrangeiros estão saindo do Brasil por medo da inflação, o que faz com que a nossa Bolsa esteja com um desempenho negativo este ano, eu xingo o Lula.
Se vocês acham que a mídia de massa fez a minha cabeça, me escrevam, então, para que eu abra os olhos. Ainda não me arrependi de ter votado na Dilma, mas já era hora de cortar a cabeça de seus dois principais ministros: Mantega e Palocci. O primeiro, pelo que fala; o segundo, pelo que não fala. Acredito que a presidenta e a sua equipe conseguirão dominar a inflação, mas sim, a culpa é de seu antecessor, senhor Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele gastou demais no ano passado! Se fossem investimentos, como as obras do PAC, tudo bem. Investimento desenvolve o Brasil. Mas foram gastos. Gastos para promover a campanha política de sua pupila. Multado seis vezes pelo TSE, não faço a mínima idéia se pagou alguma das multas. Mas, se pagou, foi com o nosso dinheiro e não com o dele.
Estou muito preocupado com essa inflação que vem crescendo e que já chegou ao bolso dos mais fracos. A inadimplência já está aumentando.
Atenção, Brasil, os próximos 10 anos serão os mais promissores da nossa história. Nunca estivemos tão propensos a vencer. Nos próximos 10 anos a maior parte da população brasileira será economicamente ativa! É preciso estar preparado, é preciso investimento. Portos, aeroportos, ferrovias e hidrovias. Tudo isso é infraestrutura. Eletricidade também. Saneamento básico. Se Lula tivesse investido nessas áreas, em vez de gastar com propaganda eleitoral, o Brasil não estaria vivendo o retorno dessa maldição e perdendo tempo em ter que destruí-la. Poderíamos estar pensando nos próximos passos do desenvolvimento.
Mas... não há nada perdido.
Vamos, Brasil!

Um comentário:

  1. A culpa da inflação não é do Lula,ele até que segurou o que já tinha vindo do governo FHC porém a Dilma tá perdendo o controle e td vai piorar a falsa renda que o povo teve e comprou muito acabou a deflação está ai!e com ela a inflação para nós meros mortais, época boa p quem tem e pode investir na bolsa, vá por mim, ficará c mt mais dinheiro!bj

    ResponderExcluir