Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Atlético-GO: vamos falar direito!

Vamos combinar uma coisa de uma vez por todas: o Atlético-GO é Atlético Goiano e não Atlético Goianiense, como a maioria diz.
Se fosse Atlético Goianiense, seria Atlético-GYN, pois GYN é a sigla de Goiânia e é goianiense quem nasce em Goiânia. Claro que todo goianiense é goiano também, mas a questão aqui é falar corretamente o nome do time. Pois GO é a sigla do estado de Goiás e quem nasce no estado de Goiás, independentemente de ter sido em Goiânia, Caldas Novas ou Rio Verde, é goiano.
Portanto, o Atlético-GO, daqui para frente, deve ser chamado de Atlético Goiano por todos que lerem este texto.
Confesso que eu já chamo de Atlético Goiano desde o final do ano passado e já devia ter escrito esse texto há muito tempo, mas sempre coisas mais urgentes clamavam por uma crônica. O importante é que o Jovem Dragão tarda, mas não falha.
Ainda gostaria de argumentar que, se fosse para chamar o Atlético Goiano de Atlético Goianiense, deveríamos mudar o nome do Atlético Mineiro para Atlético Belorizontino e do Atlético Paranaense para Atlético Curitibano. Já que é para chamar o natural do estado pelo natural da capital do mesmo estado, sejamos lógicos.
O problema é que essa discussão poderia ir longe, pois poderíamos querer mudar o nome do Fluminense para Carioca, uma vez que fluminense é quem nasce no estado do Rio de Janeiro e carioca é quem nasce na cidade do Rio de Janeiro. Por isso também é errado falar em capital carioca. Capital carioca seria um pleonasmo. Por isso se fala em Baixada Fluminense, Região Serrana Fluminense, etc, etc.
Seguindo a discussão, o Bahia passaria a se chamar Salvador, o que seria uma ótima idéia, pois a Bahia tem a fama de ser o estado mais religioso do Brasil e conseqüentemente todos adorariam torcer para o Salvador. Aê, Bahia Futebol Clube, se isso acontecer, vou querer meus direitos autorais, hein! Essa idéia é minha! Sem prepotência, mas que ótima idéia! Imaginem o que vocês angariariam de torcedores! Não duvido nada que em menos de cinco anos, ultrapassassem Corinthians e Flamengo em termos de torcida, mesmo sem ganhar título nenhum, principalmente, porque o Brasil, maior país católico do mundo, tem no futebol uma religião. Eu já sou torcedor do Salvador! Principalmente por causa dos meus royalties. Não esqueçam de mim, hein tricolores! Ah, vamos continuar as sugestões para o novo time: nada de tricolor. Tricolor é colorido e colorido é arco-íris e arco-íris é símbolo GLS. Já que é Salvador, a cor deve ser vermelha, que é cor de sangue.
Voltando ao tema e aos problemas (e até rima – tema com problema), vejam só o tamanho deste: se vai mudar o nome do Fluminense para Carioca e o do Bahia para Salvador, teria que mudar o do Ceará para Fortaleza. O grande problema é que já existe um time chamado Fortaleza.
Nessa discussão toda, o único time que se daria bem, seria o São Paulo, pois ainda que precisasse mudar o nome para o da capital, continuaria sendo São Paulo mesmo.
Aliás, São Paulo, Bahia e Fluminense são tricolores com nome de estado. No caso, o Fluminense não tem o nome do estado, mas sim o de quem nasceu no estado. Já o Fortaleza é o único tricolor com nome de capital. E o Grêmio não é nem uma coisa nem outra. Depois dizem que pegamos no pé dos gaúchos... mas são os fatos. Já prevejo um comentário: “Eles preferem que tu pegues em outro lugar, tchê”.
Para que não haja confusão nenhuma e os problemas sejam solucionados antes mesmo de começarem, fica muito mais fácil acertar só o que está errado e deixar o que está certo, certo. Portanto, daqui pra frente, que o Atlético-GO seja Atlético Goiano. E que todos os outros continuem com os seus nomes atuais. Sem revoluções!
Mas se aparecer algum Salvador vermelho lá na Bahia, vou querer meus royalties.

Um comentário: