Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Renovação no Congresso Nacional

A cada 4 anos o Congresso Nacional deveria ser renovado. A lógica é muito simples: se hoje, apenas 10% dos congressistas são honrados, honestos e lutam por um país mais justo e estes forem mantidos; daqui a 4 anos, na época da renovação, serão 20% de bons e assim sucessivamente. Não sou inocente e não me iludo pensando que chegará o dia em que 100% das pessoas serão boas. O crime sempre existiu e continuará existindo até 2012 (enquanto o mundo for mundo), mas se chegarmos a 70% ou 80% de parlamentares e conseqüentemente de população honesta, honrada e ética, eu já fico feliz.
Em primeiro lugar, é preciso parar de generalizar e achar que todo político é ladrão. “Se entrou nesse meio, é porque não presta” é o que mais se ouve nas ruas. Se pensarmos assim, pessoas honestas e éticas como aquele seu professor do cursinho, aquele seu colega de trabalho ou aquele seu vizinho que é candidato a deputado estadual não poderão ser eleitos, já que de vez em quando vocês tomam uma cervejinha e batem uma bolinha juntos. E, amigo leitor, eu sei que você é ético e honesto. Você jamais se misturaria a essa laia.
Mas também eleger pessoas que já estão na política há décadas sem ajudar o país a avançar é que não podemos mais. Chega de Collor, Barbalho, Berzoini, Calheiros, Sarney (todos eles), para não mencionar o trio paulista de quem já falei na semana passada. Nenhuma lei da Ficha Limpa tem o poder do nosso voto! A única forma de extinguirmos de vez essa gente da vida política é não os elegermos nunca mais.
Nesse caso, para ser coerente com a idéia de renovação, até vale tentar um Marcelinho Carioca, um Kiko do KLB, um Romário, assim como tentaram Frank Aguiar 4 anos atrás. Se não der certo, daqui a 4 anos, renova; caem fora como cairá Frank Aguiar, se o Povo quiser. Mas vai que dá certo! Vai que o Marcelinho faz outro gol de placa na Câmara como ele fez na Vila Belmiro... vai que o Kiko do KLB canta melhor que o Eduardo Suplicy...
Quando se fala em renovação, também se fala em rejuvenescer as idéias. Por exemplo, Eduardo Suplicy já foi um grande senador. Não é mais. Está na hora de sair. Sei que ainda não é a vez dele. Só daqui a 4 anos, pois o mandato de senador dura 8 anos. Outro que já foi bom e perdeu toda sua credibilidade é o candidato ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante. Caiu no mesmo abismo do descrédito que José Serra, pois escreveu no Twitter que se desfiliaria do PT e que sua decisão era irrevogável. Porém, caiu na “conversa mole” de Lula e revogou sua decisão. Se um não fosse barbudo e o outro bigodudo, seria para desconfiar, hein!
Esse episódio lembra um do LOST, na sexta temporada, quando um templário está ensinando o herói a matar o monstro e diz: “Quando você o vir, crave a estaca em seu coração. Não deixe que ele diga uma palavra a você, pois ele é muito ardiloso e o convencerá a fazer exatamente o que ele quer”. Tirando a parte da estaca no coração, se me dissessem que a esposa do Mercadante disse as mesmas palavras a ele antes do encontro com Lula, eu acreditaria.
Outro bom exemplo é o da vereadora de Maceió, Heloísa Helena. Foi uma excelente senadora no primeiro mandato do Lula, descompatibilizou-se do cargo para concorrer às eleições presidenciais de 2006, perdeu e não pôde voltar ao Senado. Está na hora de voltar e as pesquisas apontam que ela é mesmo a preferida dos alagoanos. Infelizmente em segundo lugar vem Renan Calheiros. Alô, Alagoas! Acorda, Alagoas! Assim, vocês marcam um a favor e outro contra. Claro que é melhor do que dois contra, como acho que vai acontecer na maioria do país. Mas reeleger Renan Calheiros é premiar a imoralidade, a falta de decoro e a safadeza, para falar o português claro.
Felizmente há esperança. Heloísa Helena deve voltar ao Senado e Cristovam Buarque deve continuar. Roberto Requião e Aécio Neves deverão ser eleitos. A perspectiva para o próximo Senado é muito boa. Infelizmente ainda são poucos e ainda é possível contar nos dedos os bons. Mas é assim mesmo... o processo é lento. Como faziam os Pokémon, o importante é evoluir.

Um comentário:

  1. Oi Rafa, Texto maravilhoso!!! Bem propício para a data,7 de setembro, quem sabe aquelas pessoas, que ainda insistem em votar nos mesmos canditatos, coloquem a mão na consciência e deem oportunidade para a renovação! Só não concordo que Aécio Neves será um bom senador... Minas Gerais precisa de ideias novas, de candidatos com mais amor ao estado! Ele está em baixa aqui.Um abraço! K.

    ResponderExcluir