Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A festa da democracia

Passada a grande festa da Copa do Mundo, já começou a grande festa da democracia. É também por isso que eu amo esse país: ele vive em festa!
Mas atenção! Netinho de Paula é candidato ao Senado pelo estado de São Paulo! Neste ano, elegeremos dois senadores para cuidarem dos assuntos do nosso estado no Senado Federal e para quem não se lembra, Netinho de Paula foi vocalista do grupo Negritude Júnior, o que, por si só, já seria motivo para não ser eleito nem síndico de prédio. Mas como se isso não bastasse, ele abandonou o grupo para fazer carreira solo. Essa é uma característica péssima para um político: abrir mão do coletivo em prol do individual.
Nunca se falou tanto em renovação nesse país. Em ética. Não podemos, portanto, eleger alguém com esses antecedentes. Alguém cuja história mostra que tende a pensar somente em si próprio.
Apesar de tudo isso, Chorão (porque ele não cantava; chorava no microfone) já foi eleito vereador da capital paulista. Pois é... lamentavelmente. Mas, por favor, esqueçamos isso, uma vez que ele não fez nada para ser lembrado.
Em 2005, Netinho foi acusado de dar socos na própria mulher. Alô, mulherada paulista, não votem no Netinho de Paula. Alô, roqueiros de plantão, não votem no Netinho de Paula. Ainda em 2005, o nervoso senhor agrediu o Repórter Vesgo, do Pânico na TV. Gente, não podemos eleger alguém tão desequilibrado emocionalmente. É preciso renovar o nosso Congresso. Eleger pessoas que possuam um passado limpo, pessoas que até possam ter sido vocalistas de grupo de pagode – o que é perdoável – mas que nunca tenham agredido alguém, muito menos uma mulher.
Além do Netinho, é candidata ao Senado a ex-prefeita Marta Sempre Chique. Das 4 opções que conheço, é a melhor (para verem como nossas opções estão boas). O problema da sexóloga dos anos 80 que implantou o Bilhete Único na capital, criou os C.E.U.'s (Centros de Educação Unificados) e iniciou a recuperação do Centro com o Embeleza São Paulo, continuado por Kassab com a Lei Cidade Limpa, é que, se eleita, vai querer seguir o exemplo dos argentinos. Hum... como se argentino desse bom exemplo!
As outras 2 opções que conheço são Quércia e Aloysio. Entretanto, não faz nem dois parágrafos que eu disse que é preciso renovar o Congresso. O trio Quércia, Maluf e Tuma representam o que há de mais arcaico na política no estado de São Paulo. Essa gente já teve sua chance. Não citei o Aloysio, mas lembro que nas eleições de 94 eu ainda era uma criança e ganhei um cata-vento do Aloysio. Ganhei também uma camiseta, daquelas que a gente só usa para dormir. Não sei se ele já foi eleito alguma vez, mas uma coisa é certa: se foi, não fez nada notável e se não foi, passou da hora de desistir. Ainda procuro um candidato a senador.
Trabalho com um cara cujo apelido é senador devido a sua popularidade e carisma. Com tanta falta de opção e seguindo a linha de renovação, bem que eu votaria nesse cidadão. Pena que ele não possa mais registrar candidatura e concorrer à eleição.

Um comentário:

  1. Oi Jovem Rafa Dragão... Adorei o texto, a situação em SP é muito pior que MG meu estado, aki ainda temos Itamar Franco, Aecio Neves e Pimentel para brigarem por igual pelas duas vagas.
    bjos K.

    ResponderExcluir