Seguidores

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Greve pra mais de mês

Cheguei a tempo de ouvir a comemoração. Alguns colegas saindo, outros pegando material para os piquetes, mas não a tempo de “erguer as mãos e dar glória a Deus” (ou seja, votar pela greve). Se eu tivesse me programado, não teria dado tão certo. Foi chegar e saber o resultado:
- E aí, o que vocês decidiram?
- Vamos para a greve!
- A partir de amanhã?
- Sim. A partir das 0h.
- Tempo indeterminado?
- Isso mesmo.
Informado acerca do resultado, vim-me embora para casa fazendo contas. Se a greve dos bancários (categoria desunida) começar forte (o que, em 7 anos, nunca vi), pode ser que os bancos convoquem o sindicato para reunião na terça-feira.
Se a reunião começar e terminar na terça-feira (por enquanto, estou trabalhando apenas com o melhor dos cenários, hein), o sindicato pode convocar Assembléia na quarta-feira e a categoria deve rejeitar a proposta. Quase sempre é isso o que acontece. Ninguém aceita a primeira proposta logo de cara. Vem o feriado e, caso a greve continue forte, pode haver outra reunião na quinta ou na sexta-feira. O sindicato convoca Assembléia, que aprova a proposta e voltam a trabalhar na terça pós-feriado.
Pensando agora no cenário mais realista (eu não diria o pior), a greve começa fraca e os bancos esperam para ver como será a adesão ao movimento. Portanto essa semana já morreu. Conforme a greve vai ficando mais forte, eles sentem-se mais pressionados a fazer uma proposta. Porém, se não chamarem o sindicato para reunião até quarta, quinta e sexta é que não acontece nada (véspera e antevéspera de feriado). Acho que vou viajar mais cedo nesse feriado...
Os banqueiros só voltam do feriado na quarta-feira, enquanto os sindicalistas vão tentar emendar com o feriado de Finados (em 2 de novembro). Com sorte, a primeira reunião para proposta acontecerá só lá para o dia 20 ou 21 de outubro. Isso pode ser perigoso para a categoria também, porque greves muito longas tendem a enfraquecer. Aos poucos, as pessoas começam a voltar ao trabalho, contra a vontade da maioria. Então, pode ser que a maioria, em Assembléia, opte por aceitar a primeira proposta, logo de cara.
Mas vamos admitir que os bancários sejam tão bons negociadores quando se trata dos seus direitos, quanto são para vender seguros de vida, títulos de capitalização e outras bugigangas. Qualquer negociador, por mais amador que seja, sabe que sempre é possível melhorar a primeira proposta. Os bancários não aceitam e decidem continuar em greve. Se houver outra reunião uma semana depois, novamente terá que ser até quarta-feira (27 de outubro), pois de novo será semana que precede feriado. Então ou os bancários aceitam a proposta e voltam a trabalhar na véspera do feriado ou a decisão será adiada para depois. Isso é greve pra mais de mês.
Vamos planejar 2011, porque 2010 já foi.

Um comentário:

  1. Eu concordo com vc que em 07 anos o script se repete, e até o indice de reajuste 6% , é o mesmo , mas nós do BB temos muito mais a negociar ! Espero que dessa vez os colegas fiquem firmes!

    ResponderExcluir