Seguidores

domingo, 15 de agosto de 2010

Rede Globo contra São Paulo

Em 2008, quando a Rede Globo de Televisão deixou de transmitir o primeiro jogo da final da Libertadores entre LDU e Fluminense, privilegiando um jogo da série B do Corinthians, escrevi um e-mail revoltado para a própria Rede Globo e espalhei o mesmo e-mail para os meus quase 200 contatos.
Na ocasião, eu pensava que a emissora tinha algum preconceito contra os paulistas por preferir transmitir um ridículo jogo da série B, ao invés DA FINAL do torneio mais importante do continente. Tudo bem que o Corinthians possui a maior torcida do estado e a audiência é grande. Mas não é maior do que a soma de palmeirenses, são-paulinos e santistas (só para citar as maiores).
Agora, em 2010, chego à conclusão de que, sem dúvida nenhuma, a TV Globo não tem um pingo de consideração e deve mesmo odiar a população do maior estado do país. Afinal, a emissora com sede no Rio de Janeiro, mais uma vez preferiu transmitir um jogo de início de competição – que, pelo menos, era a Copa Sul-Americana e não a série B – ao invés da final da Taça Libertadores da América. E, mais uma vez, só para São Paulo. O resto do Brasil assistiu à final da Libertadores.
Bom, não sejamos injustos como a Globo: dessa vez, também impediram que os baianos pudessem acompanhar o Colorado dos Pampas na final da Libertadores. Como se já presumissem a nossa revolta e planejassem uma resposta: “Calma aí, paulista, amamos São Paulo; a Bahia também não viu o jogo do Inter”.
Faz-me rir! Então o racismo não é só contra os paulistas, mas também contra os baianos?
Em 2008, tive meu pedido atentdido e a felicidade de, pelo menos, poder assistir ao segundo jogo da final, quando o Fluminense meteu 3 a 0 e perdeu nos pênaltis. Talvez, se tivéssemos assistido ao primeiro jogo, o Flu tivesse levado a taça.
Dessa vez, não me darei ao trabalho de enviar e-mail nenhum a Globo, pois após uma Copa do Mundo, nenhum outro campeonato, nenhum outro jogo tem tanto brilho. Mas aqueles que ficaram revoltados como eu, estão totalmente autorizados a selecionar o texto, copiar, colar e enviar para a Rede Globo de televisão.
Além do mais, já que estamos criticando a maior e mais poderosa rede de mídia do país, vale à pena perguntar por que um pobre não pode ser Presidente da República. Demorou para aceitarem Lula e o Willian Bonner foi sacana (para não dizer nenhum palavrão) com Marina na entrevista promovida pelo Jornal Nacional. Colocou a candidata na parede pelo menos duas vezes, perguntando por que ela não se manifestou como a Heloísa Helena e outros que saíram do partido e fundaram o PSOL na época do mensalão e perguntou como a candidata pretende construir alianças no Congresso Nacional para governar o Brasil, uma vez que a candidatura dela não está coligada a nenhum outro partido. Posso lhes assegurar que Marina saiu-se muito bem nas respostas, demonstrando experiência e maturidade política.
É para se perguntar: será que uma mulher de origem humilde não seria a pessoa certa para continuar conduzindo esse país no caminho do desenvolvimento sustentável? E, principalmente, por que a Rede Globo, que se agigantou durante o regime militar, teme que outra pessoa de origem humilde comande a nação?
Já derrotamos a Rede Globo tantas vezes e sabemos como é doce o sabor da vitória. Seria excelente derrotá-la mais uma vez!

Abraços.

2 comentários:

  1. E o jogo do Brasil na semana passada?
    Pela primeira vez tivemos a oportunidade de assistir uma seleção com a cara do futebol brasileiro, e nada de TV aberta....
    Em troca de quê ? Para assistir uma novela repleta de sentimentos escusos tais como : traição, etc...

    ResponderExcluir