Seguidores

domingo, 8 de agosto de 2010

Embarque pior

O ex-governador de São Paulo José Serra é um fanfarrão. Sim, porque foi ele quem permitiu que se implantasse um programa com o intuito de melhorar a qualidade do embarque dos usuários do metrô no horário de pico da tarde na estação Sé. Entre às 17h30min e às 19h – quando não chove, ninguém resolve se suicidar, etc e tal – no sentido Corinthians-Itaquera, os metroviários – pobres-coitados – têm tentado organizar o caos que se transforma aquele lugar com milhões de pessoas empurrando-se e acotovelando-se para não perder nenhum minuto da novela das 19h ou chegar na faculdade em tempo – cada um tem os seus compromissos que não nos cabe questionar.
 Até aí, tudo bem. A missão do governante é mesmo tentar melhorar a qualidade de vida da população, ainda que seja dessa forma atabalhoada. Agora batizar o programa de EMBARQUE MELHOR é onde se encontra a fanfarronice do senhor José Serra. Quem nunca teve o desprazer de tentar embarcar nessa estação, nesse sentido, entre esses horários, jamais entenderá o que estamos falando.
E durante o dia, os maquinistas fazem propaganda – porque são obrigados, claro – que nos impele a rir para não chorar: “Embarque melhor na estação Sé. Mais conforto e tranqüilidade, de segunda a sexta-feira, das 17h30min às 19h, sentido Corinthians-Itaquera”. Ora, o ex-governador, atual candidato à presidência da República ri da cara do maior colégio eleitoral do país, pois na verdade, esse é um dos dois piores horários que há para se tomar metrô em São Paulo. E se ele debocha da maior população do país, imaginem o que ele não faz com a menor!
É sarcasmo puro dizer “embarque melhor na estação Sé.” Mais conforto e tranqüilidade? Em qualquer outro lugar. A realidade que o paulistano conhece muito bem é a do embarque pior. Isso SE conseguir embarcar.
Aquilo ali já virou atração turística para quem vem à cidade, pois, se por um lado, São Paulo tem o melhor metrô do mundo (apesar de pouco extenso); por outro, a aglomeração e a dificuldade que se vê para embarcar na volta pra casa também não se vê em lugar nenhum do mundo.
 Portanto, se você é turista, não pode deixar de viver fortes emoções muito além da faixa amarela, que estabelece o limite de segurança para os usuários. Sinta o vento batendo no seu rosto quando o trem passar a 50 km/h quase triscando em você e veja a morte de perto quando as portas do trem fecharem sem que você tenha conseguido embarcar. Ah, e tudo isso sem equipamento de segurança e por míseros R$ 2,65. Você nunca fez um programa tão emocionante pagando tão pouco!


P.S. O Santos Futebol Clube foi, disparado, o melhor time do Brasil neste ano (decorridas 31 semanas de 52 que o ano tem). Arriscar-me-ia dizer o melhor do mundo! Apenas o Barcelona tem um estilo de jogo parecido, mas o time espanhol não ganhou nada nos primeiros 7 meses do ano e o mundo só consagra os campeões. Talvez a seleção espanhola (campeã da Copa do Mundo) fizesse frente ao Santos num confronto direto, mas sem o confronto direto, só podemos comparar os números: o Santos foi campeão da Copa do Brasil com goleadas históricas contra os pequenos e viradas emocionantes contra os grandes, enquanto que a seleção espanhola ganhou quase todos os jogos da Copa do Mundo por 1 a 0. Salve o glorioso alvinegro praiano! André já foi. Robinho também vai. E esse Santos, com certeza, vai deixar muitas saudades...

Um comentário:

  1. Achei interessante a matéria sobre o programa Embarque Melhor do governo do estado de são paulo (assim mesmo minúsculo) pois realmente é uma bandeira de campanha do governo do estado com financiamento nosso, a venda da Nossa Caixa (essa com letra maiúscula) e etc .
    Quando classificou os metroviários de "pobres coitados" eu confesso que discordei e sabe porquê? Porque trabalhei lá por 4 anos (1997 a 2002) antes de entrar no BB e posso dizer de boca cheia que nós sim estamos mais na linha da mediocridade. O salário base de um metroviário por uma jornada direta de 8 horas é no mínimo de 30 a 40 % maior do que o nosso. Nós sim é que estamos bem abaixo e podemos estar piores mas também não somos pobres coitados. O problema de São Paulo e do Metrô é o mesmo de várias cidades do Brasil: muita gente para mandar e pouca gente para fazer. Uma cidade mal planejada com diversos bairros dormitórios e se locomovendo para o centro num eixo padrão que é Radial Leste (ridícula com 2 faixas em grande parte dela , numa brilhante obra da EMURB e EMPLASA, empresas ligadas ao metrô e que servem para escoar caso dê algum problema no Metrô. E quem disse que era pra fazer mais vias? Primeiro pela falta de espaço e depois pelo direcionamento ao metrô, para fomentar a utilização de transporte público e trazer em dinheiro vivo aproximadamente 01 milhão e meio de reais diários (em moeda corrente e em dinheiro vivo). Mas os metroviários são na verdade a válvula de escoamento de um sistema sobre pressão. Cansei de atender pessoas passando mal por causa da má ventilação, do calor, do stress, pessoas mal alimentadas, etc..... E sempre me dediquei ao máximo a todos. Isso continua em mim até hoje, este senso de ajudar ao próximo muito por causa da profissão exercida.
    Mas foram tempos bons. Hoje sou muito mais desrespeitado aqui na empresa e sofro assédio moral constante. Hoje sou eu o pobre coitado.......

    ResponderExcluir