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sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O remanescente e sua missão

"Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (Apocalipse 12:7).

Ao descrever a batalha do dragão contra a mulher e sua descendência, João utilizou a expressão "os restantes da sua semente". Essa expressão significa "os que sobraram", ou "remanescentes". A Bíblia retrata o remanescente como um pequeno grupo de filhos de Deus que, ao longo das calamidades, guerras e apostasias, permanece fiel a Ele. Eles são "os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome" (Apocalipse 15:2).

Características do remanescente

O remanescente dos últimos dias não pode ser facilmente confundido. João os descreve em termos bastante específicos. É constituído por aqueles que "guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus". Eles têm sobre si a responsabilidade de proclamar, justamente antes do retorno de Cristo, a advertência final de Deus ao mundo, a tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14:6-12.
O povo remanescente de Deus é caracterizado por uma fé semelhante a que Jesus possuía. Ele reflete a inabalável confiança de Jesus em Deus e na autoridade das Escrituras. Crê que Jesus Cristo é o Messias da profecia, o Filho de Deus, que veio como o Salvador do mundo. Sua fé abrange todas as verdades bíblicas, as mesmas que Jesus pregava.
Os remanescentes se dedicam à proclamação do evangelho eterno, o evangelho da salvação pela fé em Cristo Jesus. Eles advertirão o mundo que a hora do juízo de Deus é chegada, e procurarão fazer com que os outros se preparem para o breve encontro com o Senhor. Eles se envolverão numa missão de extensão mundial - "a cada nação, e tribo, e língua, e povo" (Apocalipse 14:6) - a fim de completar o testemunho divino à humanidade.
Está disposto a seguir o exemplo de obediência dado por Cristo: "A minha comida consiste em fazer a vontade dAquele que Me enviou e realizar a Sua obra" (João 4:34). Assim como Jesus guardou os mandamentos de Seu Pai, os remanescentes também obedecem aos mandamentos de Deus. O próprio Cristo afirmou: "Se guardardes os Meus mandamentos, permaneceis no meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço" (João 15:10).
Outra característica do remanescente é a de ser conduzido pelo "testemunho de Jesus". De acordo com Apocalipse 19:10, o testemunho de Jesus é o "espírito de profecia". Logo, o remanescente crê no dom profético concedido por Deus à Sua igreja.

O remanescente nos últimos dias

De acordo com as profecias bíblicas, principalmente as de Daniel e Apocalipse, o remanescente apareceria após a grande perseguição movido pelo "dragão" contra a "mulher" (Apocalipse 12:14-17). Os sensacionais eventos da Revolução Francesa, que culminaram com o aprisionamento do papa no fim dos 1.260 dias-anos (1.798 d.C.), e o cumprimento dos três grandes sinais cósmicos, assim descritos no evangelho de Mateus: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o Sol escurecerá, a Lua não dará sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados" (Mateus 24:29), conduziram a um grande reavivamento no estudo das profecias. Uma expectativa geral no tocante à iminente volta de Cristo foi observada. Por todo o mundo, muitos cristãos reconheceram que o "tempo do fim" havia chegado (Daniel 12:4).
A esperança do advento desenvolveu um espírito de profunda unidade entre seus participantes, e muitos se uniram para advertir o mundo do breve retorno de Cristo. O movimento adventista teve como base a Palavra de Deus. Quanto mais aquelas pessoas estudavam a Bíblia, mais e mais se convenciam de que Deus estava chamando um remanescente para prosseguir a estagnada reforma da igreja cristã. Eles próprios já haviam experimentado a ausência do espírito de reforma em suas respectivas igrejas, e falta de interesse no estudo e na preparação para o segundo advento. Seu estudo da Bíblia revelou que as provas e desapontamentos que Deus lhes permitira atravessar, constituíam uma experiência profundamente espiritual e purificadora, que os fizera unir-se como o povo remanescente de Deus. O Senhor os comissionara a prosseguir com a reforma que tanta alegria e poder trouxera à igreja.

A missão do remanescente

De acordo com as profecias do livro de Apocalipse, a missão do remanescente é apresentar as três mensagens angélicas (Apocalipse 14:6-12), que são uma resposta divina aos extraordinários enganos satânicos que varrem o mundo justamente antes do retorno de Cristo (Apocalipse 13:3,8,14-16). Imediatamente em seguida ao último apelo divino dirigido ao mundo, Cristo retorna para buscar os seus (Apocalipse 14:14-20).
O primeiro anjo simboliza o remanescente de Deus levando o evangelho eterno a todo o mundo. Esse evangelho contém as boas-novas do infinito amor de Deus que os antigos profetas e os apóstolos proclamaram (Hebreus 4:2). O remanescente não apresenta um evangelho diferente - em vista do julgamento, eles reafirmam o evangelho eterno de que os pecadores podem ser justificados pela fé e receber a justiça de Cristo.
O fato de que "a hora do juízo é chegada" acrescenta urgência ao chamado para o arrependimento. Em Apocalipse 14:7, a palavra juízo é traduzida do grego krisis, o ato de julgar, e não a sentença do juízo (krisma). Refere-se, portanto, a todo o processo de julgamento, inclusive a colocação das pessoas diante do divino tribunal, a investigação dos livros, o veredicto de absolvição ou condenação, e a atribuição da sentença de vida eterna ou morte eterna.
Essa mensagem também convoca todos para adorar o Criador. O chamado de Deus para a adoração contrasta com o chamado para a adoração da besta e da sua imagem (Apocalipse 13:3,8,15). Ao ordenar-nos que adoremos "Aquele que fez o Céu, e a Terra, e o mar e as fontes das águas" (Apocalipse 14:7; conforme Êxodo 20:11), essa mensagem chama atenção para o quarto mandamento. Conduz as pessoas à verdadeira adoração do Criador, uma experiência que envolve a honra de Seu memorial da criação - o sábado do Senhor, o dia sétimo, que Ele instituiu na criação e confirmou ao entregar os Dez Mandamentos a Moisés, no monte. Somente quando a verdadeira adoração é restaurada e os crentes vivem os princípios do reino de Deus, é que o Senhor pode ser glorificado.
A mensagem do segundo anjo expõe a natureza universal da apostasia babilônica e seu poder coercitivo, dizendo que ela tem dado a beber do vinho da fúria da sua prostituição (Apocalipse 14:8). O "vinho" de Babilônia representa seus ensinos heréticos. Babilônia pressionará os poderes do Estado para que este obrigue a imposição universal de decretos e falsos ensinos religiosos.
Babilônia caiu porque se recusou a atender à mensagem do primeiro anjo - o evangelho da justificação pela fé no Criador. Assim como a igreja de Roma apostatou nos primeiros séculos da era cristã, muitos protestantes da atualidade se desviaram das grandes verdades da Reforma. A mensagem do segundo anjo se tornará mais e mais relevante à medida que o fim se aproxima, e encontrará seu completo cumprimento mediante a aliança entre as várias organizações religiosas que rejeitaram a mensagem do primeiro anjo.
O terceiro anjo proclama o mais solene aviso divino contra a adoração da besta e de sua imagem. A besta é a união Igreja-Estado que dominou o mundo cristão durante tantos séculos, e que foi descrita por Paulo como o "homem da iniqüidade" (2 Tessalonicenses 2:2-4), e por Daniel como o "chifre pequeno" (Daniel 7:8, 20-25; 8:9-12). A imagem da besta representa aquela forma de religião apóstata que se desenvolverá quando as igrejas, tendo perdido o verdadeiro espírito da Reforma, se unirão com o Estado a fim de impor seus ensinamentos às pessoas. Ao se unirem, Igreja e Estado formarão uma perfeita imagem da besta - a igreja apóstata que perseguiu a mulher durante 1.260 anos.
Deus tem Seus filhos em todas as igrejas, mas é através da igreja remanescente que Ele proclama a mensagem que deverá restaurar a verdadeira adoração, mediante o chamamento de Seu povo para fora dos círculos da apostasia e a preparação dele para o retorno de Cristo.

Um comentário:

  1. "O primeiro anjo simboliza o remanescente de Deus levando o evangelho eterno a todo o mundo. Esse evangelho contém as boas-novas do infinito amor de Deus que os antigos profetas e os apóstolos proclamaram (Hebreus 4:2). O remanescente não apresenta um evangelho diferente - em vista do julgamento, eles reafirmam o evangelho eterno de que os pecadores podem ser justificados pela fé e receber a justiça de Cristo".

    Ao contrário do espiritismo, que afirma ser a manifestação do evangelho eterno, mas trazem outro evangelho. Se é eterno, não pode ser outro, porque se é outro, é novo. E, se é novo, não é eterno.

    "O "vinho" de Babilônia representa seus ensinos heréticos. Babilônia pressionará os poderes do Estado para que este obrigue a imposição universal de decretos e falsos ensinos religiosos".

    É realmente impressionante como até nas pequenas coisas como em nomes de seus ritos, Babilônia se revela como o homem da apostasia (II Tessalonicenses 2:4). Há um rito católico chamado "crisma" e, pelo que entendi do texto, isso significa "sentença do juízo", o que definitivamente não é verdade. O que implicitamente é dito é: se não passou pela crisma, está condenado à morte eterna.
    IMPOSIÇÃO UNIVERSAL DE DECRETOS E FALSOS ENSINOS RELIGIOSOS: união da igreja com o Estado para transformar o domingo no dia de adoração. Ensinam que podem se salvar pelas obras: pagando promessas, realizando penitências, etc.

    Infelizmente a ICAR já fez a sua escolha. E você?

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