Seguidores

terça-feira, 19 de março de 2013

Estudo bíblico

Mãe e filho combinaram de se reencontrarem. Ela estava curiosa e ele ansioso por ensiná-la. Ela ainda não entendia o sábado, mas o Espírito Santo começava a tocar seu coração e ela já se questionava: afinal, se o sábado é ultrapassado e faz parte dos 10 mandamentos, matar e furtar também são. Mas por que as pessoas dizem que o quarto mandamento está ultrapassado, mas o sexto e o oitavo não? Todos eles têm a mesma idade!
- Mãe, a resposta a esta pergunta está aqui, em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto aquele que disse: Não adulterarás; também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei”.
Quer dizer que não guardar o sábado é tão grave quanto matar?
- Sim. Quer dizer... eu acho que sim. Não sei se existem graus de pecado. Crime é fazer ou deixar de fazer conforme está escrito na lei do país. Pecado é fazer ou deixar de fazer conforme está escrito na lei de Deus.

Silêncio. Ela pensava naquelas novas verdades, nas descobertas que vinha fazendo, guiada por seu guri. Pensava, remoía, perguntava e afinal lembrou-se do motivo do reencontro. Ele prometera revelar como escrever seu nome no Livro da Vida.

- Entregue sua vida a Jesus.
Mas eu já entreguei.
- Toda ela, mãe. Não apenas uma parte. Não apenas 80%. Não somente 90%. Mas 100%. Deixe-O fazer um milagre na sua vida.
- Mas como, filho? Como?
Deixe-me fazer uma pergunta: você ama quem você não conhece?
- Amo. Claro! Por que não?
Não era o que ele esperava ouvir. Então reformulou:
- Você ama mais quem você conhece ou quem você não conhece? 
- Ah! Entendi. Amo mais quem eu conheço.
- Claro! E quando você casou com o papai, você o amava, não? Porque o conhecia! Quando você casou com ele, você entregou sua vida a ele. Você confiava nele.
Claro! Se não, não me casaria.
- O ponto é: como você pode entregar a sua vida a Jesus, se você não O conhece, se você não se relaciona com Ele, se você não confia Nele?
E como posso fazer tudo isso?
Fale com Ele através da oração. Ouça-O lendo a Bíblia. Assim você O conhecerá. Com o tempo, você poderá ouvi-Lo mesmo sem ler a Bíblia... mas é claro que nunca deve deixar de estudá-Lo. O casamento não é assim? Se nos interessarmos por descobrir cada vez mais de nosso parceiro, poderemos ter um relacionamento maravilhoso. E Deus é infinito! Nunca vai acabar o que podemos descobrir Dele!
Você está falando igual pastor.
Você, quando eu era pré-adolescente, queria que eu fosse padre.
E depois virou ateu!
Padre não pode casar. Como ele pode pregar que a família é a base de tudo se ele nem tem uma? Que exemplo, que conselho pode um padre dar a um pai ou a uma mãe? Apenas teóricos, pois lhe falta a prática.

Ela torceu o nariz e mudou de assunto:

- Quer dizer que para eu escrever o meu nome no Livro da Vida, basta eu entregar minha vida a Jesus?
- Sim.
- Mais nada?
- Na verdade, Jesus também disse: “Quem crer e for batizado, será salvo”. (Marcos 16:16)
- Mas eu já sou batizada.
- Por imersão?
- O quê?
- Você, quando foi batizada, mergulhou num tanque batismal ou num rio?
- Não sei. Eu era nenezinha. Não me lembro. Mas acho que foi do mesmo jeito que você. Por aspersão. - disse a senhora sorrindo e lembrando-se do filho, quando bebê.
- Jesus, quando se batizou, já era adulto e mergulhou no rio Jordão.
- Mas Ele não teve oportunidade de se batizar antes.
- Mãe, tanto o pai quanto a mãe Dele eram judeus; José, o pai, era descendente de Israel, neto de Abraão. Será que Ele não teve mesmo OPORTUNIDADE de se batizar ou será que, um bebê não tem DISCERNIMENTO e SABEDORIA para entender das coisas de Deus e decidir entregar a própria vida a Jesus? Aliás, um bebê é incapaz de decidir qualquer coisa.
- Ai, menino, já fizeram uma lavagem cerebral em você. Eu sabia! Eles fazem isso mesmo! Você sempre foi “Maria vai com as outras”. De repente, tudo o que eu lhe ensinei a vida inteira, está errado. Agora quem está certa é a tua noiva.
- Por favor, mãe, isso não é uma briga familiar. Não foi você quem me ensinou errado. Não é a minha noiva quem me ensina certo. Infelizmente a sua igreja lhe ensinou tudo errado e engana milhões de pessoas Brasil afora. Você me ensinou o que você sabia. Para você, era certo e você estava acertando. Mas por que será que essa igreja não me cativou? Em João 8:32 está escrito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Os ensinamentos da Igreja Adventista são baseados na Bíblia. Não fogem em nada da Bíblia. Isso é legal, porque não é uma interpretação. É o que está escrito e ponto final. Se você não gosta, não adianta brigar com o pastor. Vai brigar com Deus!
- Eu, hein! E como você sabe que a Bíblia da sua igreja é a correta e a da minha igreja não?
- A Bíblia é uma só, mãe. A sua igreja admite abertamente que mudou algumas coisas da Bíblia, porque tem “autoridade concedida por Deus para falar em nome Dele aos homens”. Se isso é verdade, eu quero ver a procuração.
- Pare de insinuar coisas. O que foi que a Igreja Católica mudou da Bíblia original?
- Por exemplo, mudou o dia semanal de descanso do sábado para o domingo. Por exemplo, criou a reza do terço. Por exemplo, criou o celibato. E, para não me alongar muito, um último exemplo: adora ídolos!
- Mas quem não adora ídolos?
- Os verdadeiros cristãos, porque sabem que somente o Deus criador é digno da nossa adoração.
- Sua avó dizia isso: adorar somente a Deus.
- Pois é... a verdade nunca muda.
- Mudou, oras. Você não disse que o dia de descanso mudou do sábado para o domingo?
- Eu não disse que mudou. Eu disse que a Igreja Católica mudou, mas até nisso eu errei, pois quem mudou, na verdade, foi o imperador romano Constantino. Um homem. Não Deus. Deus não muda nem há nEle sombra de mudança. O que Ele disse, está falado e ponto final.
- Isso é coisa antiga...
- Coisa antiga que continua atual.
- E se eu não quiser aceitar?
- Aí é contigo. Your decision, baby. Mas não há por que não aceitar. Ele nos respeita e não pede que façamos nada por obrigação, simplesmente para adquirir a salvação. A salvação é gratuita! Qualquer coisa que façamos por Deus, ainda é pouco. Nunca ficaremos quites com Ele, pois Ele deu a própria vida por nós. Já estamos salvos! Então, o mínimo que podemos fazer é também entregar a nossa vida a Ele. Permitir que Ele viva em nós e nos abençoe.

Um comentário:

  1. Aí Greghiman Style,

    Como tudo muda, fiz algumas adaptações do seu célebre epíteto, caso precise fazer alguma alteração. Obs: os ofensivos e com palavrões foram excluídos.

    Jovem Dengão - Carente
    Jovem Mengão - Apoia o time carioca
    Jovem Carvão - Mudou de cor
    Jovem Bolão - Engordou ou pratica jogo da lotérica de forma coletiva
    Jovem Anão - Dimunuiu de tamanho
    Jovem Pagão - Desconverteu-se
    Jovem Platão - Virou filósofo idealista
    Jovem Jogão - Joga bem futebol
    Jovem Vacilão - Grande amigo do Vassily
    Jovem Lerdão - Manteve a velocidade atual
    Jovem Mermão - Virou carioca
    Jovem Cascão - Não toma banho
    Jovem Zerão - Só tira zero em provas
    Jovem Vilão - Mudou de lado
    Jovem Islão - Mudou de religião
    Jovem Tristão - Está deprê
    Jovem Malão - Virou mala sem-alça
    Jovem Gastão - Gasta o que não tem
    Jovem Babão - Fica babando
    Jovem Vidão - Bon Vivant
    Jovem Limão - Ficou Azedo
    Jovem Gamão - Joga gamão
    Jovem Alemão - Mudou de nacionalidade ou ficou branquelo
    Jovem Cifrão - Só pensa em grana
    Jovem Apagão - Vive no escuro
    Jovem Lobão - parente do cantor Lobão ou do Edson Lobão
    Jovem Afegão - Se mudou para o Afeganistão

    ResponderExcluir