Seguidores

sábado, 7 de maio de 2011

Os times da minha vida

Confesso que eu estava curioso para conhecer o famoso e tão falado Coritiba, agora mais famoso e mais falado do que nunca. O time que sequer empata há 24 jogos é a equipe a ser batida no futebol brasileiro.
Os Coxas Brancas tinham pela frente o Palmeiras, time com o maior número de títulos nacionais da história, clube de tradição invejável e camisa de peso. Único time brasileiro a ter representado inteirinho – do goleiro ao ponta-esquerda – a seleção brasileira, num amistoso contra o Uruguai na inauguração do Mineirão, em 7 de setembro de 1965. Não só representou, como representou bem e venceu por 3 a 0 aos uruguaios. Eu não perderia este jogo por nada e, como não tenho TV a cabo, saí do trabalho à caça de algum lugar onde pudesse assistir ao jogo.
Graças a Deus, encontrei, mas o Coritiba me decepcionou. Caramba! Mas eles meteram 6 a 0 no Verdão!! O que mais você queria?
É que eu fiquei mal-acostumado. Na minha vida, tive a oportunidade de ver três equipes espetaculares, que apresentavam futebol maravilhoso, davam show, venciam, convenciam, goleavam e encantavam.
A primeira delas foi o Palmeiras do primeiro semestre de 1996. Quando estivermos frente a frente, posso escalar de memória aquela equipe sensacional para vocês. Se eu escrever aqui, vocês vão achar que eu pesquisei no Google. Aquela equipe era espetacular! De 1 a 0 a 9 a 0, eles fizeram todos os resultados possíveis no semestre. Marcaram mais de 100 gols no semestre e no Campeonato Paulista. O zagueiro-artilheiro Cléber fez mais gols do que a maioria dos atacantes do Paulistão daquele ano, em que o Verdão só perdeu para o Guarani. E só perderam a Copa do Brasil, pois enfrentaram um Cruzeiro de um certo goleiro Dida numa noite inspiradíssima, em que só não defendeu pensamento e o primeiro gol do Luizão. Em contrapartida, o arqueiro palmeirense Veloso falhou clamorosamente e entregou a vitória aos mineiros. Uma pena, pois aquele time, se mantido, tinha tudo para ter sido campeão mundial interclubes no ano seguinte. Aquele Palmeiras marcou indelevelmente a minha memória como referência de futebol-arte.


Outro time sensacional que eu vi atuando foi o Corinthians durante o ano inteiro de 1999. Uma das poucas equipes que conseguiram vencer no mesmo ano o campeonato estadual e o nacional, o Timão, naquele ano, ficou apenas a uma vitória de igualar o recorde de vitórias consecutivas em início de Campeonatos Brasileiros que é do Internacional que, em 1978, conseguiu 8. Aquele Corinthians só não ganhou a Libertadores, primeiro, porque não está no seu DNA; segundo, porque enfrentou o goleiro Marcos, que naquela noite fez três milagres reconhecidos pela igreja palmeirense e foi canonizado São Marcos; e Alex, um dos melhores, se não o melhor camisa 10 que já vi jogar.


Por último, o Santos do primeiro semestre de 2010, campeão paulista e da Copa do Brasil, a equipe também conseguiu atingir a marca de 100 gols no semestre. Com Ganso, Neymar e Robinho, a equipe brincava em serviço e proporcionava espetáculos imperdíveis.
Eu até poderia citar o Barcelona de 2010 e 2011, porém assisti a poucos jogos do time espanhol. Verdade que esses poucos jogos me encheram de prazer e foi impossível não torcer para a equipe azul-grená. Mesmo quando perdem, jogam bonito. Mas repito: assisti a poucos jogos dos catalães, até porque só tenho TV aberta. Aceito convites para jogos do Barcelona na casa de amigos, hein!
Por causa dessas experiências anteriores, fiquei mal-acostumado e, quando ouço falar numa grande equipe, não espero nada menos do que aquilo.
No jogo entre Coritiba e Palmeiras, apesar da goleada, eu não vi uma equipe ofesiva. Vi uma equipe com padrão tático muito bem definido, mas sem talentos individuais. Com uma marcação impressionante, quando algum palmeirense pegava a bola vinham dois ou três do Coritiba tirar-lhe a mesma. E, principalmente no final do jogo, quando o Palmeiras pareceu ter desistido, o Coritiba aumentou o volume de jogo e conseguiu mais dois gols. Mas dos seis gols, só dois foram em jogadas bem construídas que não dependeram da sorte: o segundo e o quinto.
Tanto o primeiro quanto o sexto gols foram esquisitos, com os jogadores que marcaram, desequilibrados e, do mesmo jeito que a bola entrou, poderia ter saído. Elemento sorte.
O terceiro gol contou com ajuda da zaga palmeirense que desviou a bola, enganando São Marcos que, mesmo levando seis gols, fez um milagre, quando ainda estava 1 a 0. Elemento sorte de novo.
E o quarto gol foi de pênalti. Um pênalti infantil que o defensor cometeu por ingenuidade no horrível Bill. Deixasse ser driblado, oras! Não aconteceria nada, porque esse Bill é muito ruim. Esse eu conheço desde a época do Corinthians. Na época, o clube do Parque São Jorge tinha três amostras de fezes, um pior do que o outro, nesta ordem: Bill, Edno e Souza.
Enfim, não achei o Coritiba lá essas coisas. Claro que só vi um jogo e não dá para julgar ainda. Quero ver mais. Por enquanto, o que posso dizer é que o Coxa tem um jogador muito bom, que jogou na Portuguesa de Desportos, entre outros times e é o cara que traz toda essa sorte ao clube da capital paranaense. Pelo menos, nome de craque, ele tem: Rafinha.

Um comentário:

  1. Meu Deus, eu perdi o meu tempo pra ler essa bosta??!! Q merda! Mas de tudo na vida aprendemos e apreendemos algo!
    1º- Vc é um puta pão-duro q não tem coragem de assinar um pacote simples de TV à Cabo, mas paga o virtua e netfone pra poder se comunicar com as biscates do Brasil afora e fazer turismo sexual;
    2º- O primeiro time q vc viu foi o Palmeiras??? Mano, aquele Palmeiras era excelente (graças, claro, aos dólares lavados da Parmalat), mas não ganhava do São Paulo, empatou8 os 2 jogos, e olha q o tricolor já tava na descendente! Q foi, tem tanto trauma do São Paulo 92 à 94 q ganhava de td mundo?
    3º- Vc colocou o corinthians (letras mais minusculas q essas, não existem) entre os times da sua vida? Q lixo, heim! Realmente, tenho dó de vc. ou vc não entende nd de futebol, ou não viu nada! Vou destacar 3 times melhores q esse do timinho e q vc viu: Vasco com Romário e Juninho Paulista, Cruzeiro de Alex & Cia e São Paulo 2005, campeão paulista, libertadores e Mundial... tá bom pra vc?
    Santos do inicio de 2010 é igual, ou inferiro, ao santos Campeão Brasileiro de 2002. Ficou com trauma pq foi em cima do timinho com direito a pedalada do Robinho e td, é?
    Resumindo, vc não entende bosta nenhuma de futebol! Fica pagando pau pra time de uma temporada, as vezes de um semestre... time bom dura mais q isso, filhão!
    Mto bem, vc queria um post, tá aí seu posta!! hahaha

    ResponderExcluir