Seguidores

sábado, 21 de dezembro de 2013

Velho ditado

Existem muitos ditados populares com origem bíblica. Por exemplo, dizer que um pássaro na mão é melhor do que dois voando vem de Eclesiastes 9:4, onde encontramos que mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porém, é no livro de Provérbios que encontramos a origem da maior parte dos ditados populares e é por isso também que os “ditados populares” são chamados de provérbios.
Mas precisamos ter cuidado com o que ouvimos e repetimos. Precisamos ser criteriosos e estudar a Palavra de Deus para saber se aquilo que ouvimos e muitas vezes repetimos está em concordância com a Bíblia. Pois existem também muitos ditados populares que distorcem a verdade bíblica e nos leva a formar uma imagem equivocada sobre o caráter de Deus.
O exemplo que quero estudar hoje é o do versículo que encontramos em I Coríntios 10:13: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. A palavra destacada tem um propósito, porque muitos se apoiam nesse verso para dizer que “Deus não dá uma cruz maior do que a pessoa pode carregar”. Percebam o que diz a Palavra de Deus: Ele não permite que vocês sejam TENTADOS além das vossas forças. Cuidado para não deformar o caráter de Deus na sua mente, amigo. Deus não dá cruz para ninguém. De tamanho nenhum! Pelo contrário. Ele carregou a cruz que era nossa. Ele tomou sobre Si as nossas culpas e pelas Suas pisaduras fomos sarados. É exatamente o contrário do que esse ditado popular nos leva a pensar. Tiago 1:13 também respalda essa linha de raciocínio: “Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta”. Então a Bíblia é muito clara ao afirmar que Deus não dá cruz pra ninguém, Deus não causa o mal na vida de ninguém nem é o originador do mal.
De onde viria, então, essa ideia de que “cada um tem a sua cruz”? Vem de Lucas 9:23, quando Jesus afirma: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Vamos meditar nessa frase de Jesus? Em primeiro lugar, Ele diz “se alguém quer vir após Mim...” Portanto, é mentira que cada um tem a sua cruz. A cruz é só para quem quiser seguir a Jesus. A cruz representa as dificuldades que os seguidores de Cristo enfrentam por serem seguidores de Cristo. Por exemplo, Ele nos pede para guardar o sábado. Então quem quiser seguir a Cristo pode perder o emprego, pode ter dificuldades para assistir às aulas de sexta-feira à noite na faculdade, etc. Além disso, a cruz do seguidor cristão serve para crucificar o “eu” dia a dia. Precisamos morrer para o “eu”, morrer para o egoísmo, para as MINHAS prioridades, as MINHAS coisas, a fim de que possamos viver para Deus.
Percebam os leitores que cada verso tem o seu contexto específico e um não tem nada a ver com o outro. Cada versículo nos ensina lições valiosíssimas e podemos fazer vários sermões baseados em cada um deles separadamente. Mas quando os juntamos, misturamos e fazemos uma salada, o produto final não é bom. Distorcemos o caráter de Deus por pensar que Ele coloca peso sobre nós. Mas o próprio Jesus diz em Mateus 11:30 que o Seu jugo é suave e o Seu fardo, leve. Por isso, irmãos, a necessidade de conhecer a Bíblia. Não apenas conhecer, mas ler. Não apenas ler, mas estudar. Não apenas estudar superficialmente, mas penetrar fundo no estudo das Escrituras Sagradas. Dessa forma, evitaremos repetir tradições que em nada glorificam o nome do SENHOR.

4 comentários:

  1. Ah, fechei meu domingo com chave de ouro. Que lindo! Coisa rica! Texto espetacular!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto, por favor façam mais.... ♥

    ResponderExcluir
  3. Uma vez um amigo me disse: Jorge, você acredita que Deus não dá um fardo maior do que você possa carregar?" Eu respondi: "Sim, acredito." Então ele me disse: "Errado, Deus sempre da um fardo muito maior do que a gente possa suportar simplesmente para que você coloque esse fardo sobre ele. Pois se você consegue suportar a glória do seu sofrimento é sua, mas se foi Ele quem suportou, a glória é toda dele. Nunca foi sobre você! Descanse nele."


    Há algo errado nessa última afirmação???

    ResponderExcluir