Certa vez, enquanto o
pastor pregava sobre o batismo, um dos visitantes se sentiu
incomodado ao ouvir o pregador ler Marcos 16:16: “Quem crer e
for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado”.
O
visitante se levantou e perguntou em voz alta: - E se eu crer e não
quiser ser batizado, vou ser condenado?
O
pregador respondeu que embora o batismo não salve ninguém ele é a
resposta daqueles que realmente creram e aceitaram o sacrifício de
Cristo. Que a verdadeira crença leva à obediência e o batismo não
é uma opção; é um mandamento.
Muitas
pessoas podem ser salvas sem ter passado pelo batismo nas águas,
como o ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus. Esse ladrão não
teve oportunidade de ser batizado depois de sua conversão. Porém,
esse fato não torna o batismo uma alternativa.
É
claro que ninguém é salvo pelas obras, mas pela fé. As obras são
evidência da fé. O batismo não tem poder em si, mas é uma
demonstração pública, e para todo o Universo, de que lado você
está.
Elemento
essencial da fé
Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e ressurreição de Jesus
Cristo. Atestamos nossa morte para o pecado e propósito de andar em
novidade de vida. Assim, reconhecemos Cristo como Senhor e Salvador,
tornamo-nos Seu povo e somos aceitos como membros de Sua igreja. O
batismo é um símbolo de nossa união com Cristo, do perdão de
nossos pecados e de nosso recebimento do Espírito Santo. É
realizado por imersão na água
e depende de uma afirmação da fé em Jesus e da evidência de
arrependimento do pecado. Segue-se à instrução nas Escrituras
Sagradas e à aceitação de Seus ensinos (Mateus 3:13-16; 28:19-20;
Atos 2:38; 16:30-33; 22:16; Romanos 6:1-6; Gálatas 3:27; 1 Coríntios
12:13; Colossenses 2:21; 1 Pedro 3:21).
O significado do batismo
Do grego, baptisma
significa “imersão”;
posto que exatamente esta é a epistemologia do verbo Baptizein
(imergir/mergulhar). Batizar, portanto, deve ser semanticamente
compreendido como sendo o ato de mergulhar um corpo dentro de um
recipiente, como um tecido para ser tingido em líquido corante, por
exemplo. Por extensão, a ação de sepultar um morto também
comporta inteira e perfeitamente todo o significado da palavra
batismo.
Há, no entanto, um significado teológico que se projeta para além
da sepultura (morte) e da imersão em água. A morte de Jesus pouco
significa, se isoladamente considerada. O que faz a morte de Jesus
ser tão gloriosamente diferente é a Sua ressurreição. E é
exatamente essa a idéia claramente implícita no batismo
(Colossenses 2:11,12). A ressurreição é o ponto basilar da fé
cristã (1 Coríntios 15:14). Cristo afirmou que Ele mesmo é a
ressurreição e a vida (João 11:25).
A imersão precisa ser completa, para que haja verdadeiro batismo,
visto que o significado maior deste deve ser encontrado exatamente na
retomada da vida após a morte com Jesus, representada pela emersão
(Efésios 2:1; 2:55; Colossenses 2:13). Assim como a ressurreição
reverte a morte, a emersão revertendo a imersão identifica o
converso, não somente com a morte, mas principalmente com a
ressurreição de Cristo (Romanos 6:3). A segunda etapa
(emersão/ressurreição) não tem como ocorrer, sem que antes a
primeira tenha ocorrido (imersão/sepultamento).
Os batismos narrados no Novo Testamento levam à irrefutável
conclusão de que eles aconteceram sob a forma de imersão. Entre os
exemplos que podem ser mencionados destaca-se principalmente o
batismo a que o próprio Jesus Cristo Se submeteu (Mateus 3:16;
Marcos 1:9,10). A expressão “sair da água”, encontrada nas
referências, não deixa a menor sombra de dúvida de que Jesus
realmente foi batizado por imersão. O mesmo se aplica ao batismo do
etíope por Filipe (Atos 8:36-39).
Um só batismo
No mundo religioso, o batismo é considerado parte importante da
doutrina. Quando perguntados a respeito disso, muitos citam as
palavras de Paulo, em Efésios 4:5, para mostrar sua importância.
Paulo afirma que há um só batismo. Não é necessário olhar muito
longe para ver grupos religiosos com diferentes tipos de batismo e
idéias com relação a esse assunto. Alguns batizam crianças.
Alguns aspergem ou derramam água na cabeça dos crentes. Outros
ensinam que o batismo é simplesmente um ato para mostrar a qual
igreja se pertence. Onde, pois, podemos encontrar esse único
batismo? No meio da confusão religiosa a respeito de batismo,
somente podemos encontrar a verdade retornando ao ensino do Novo
Testamento.
É por meio deste ato que Deus
acrescenta os verdadeiros crentes à Sua família (Atos 2:38,47).
Muitos têm tentado ensinar que o batismo não é essencial. Mas
Cristo vinculou o batismo ao discipulado: “Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).
A Bíblia menciona diversas pessoas que foram batizadas: Crispo (Atos
18:6), o eunuco etíope (Atos 8:36-39); Paulo (Atos 22:16); o
carcereiro de Filipos (Atos 16:25-34). Em vista dessas passagens,
percebemos que o Novo Testamento ensina que o batismo é essencial no
plano de Deus para o ser humano.
Jamais devemos nos esquecer de que é através da graça de Deus que
podemos ter a salvação. Por causa do Seu amor por nós, enviando
Seu Filho, temos esperança de vida eterna. Precisamos também
lembrar que Deus espera obediência a todas as Suas instruções.
Seja a do rito do batismo ou qualquer outra, temos que cumpri-las
exatamente da maneira como Ele determinou.
Mais que um simples simbolismo
Na conversa com Nicodemos, Jesus
ressaltou para ele a importância do significado do batismo: “...
se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. […]
quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino
de Deus” (João 3:3,5). Portanto,
de acordo com Jesus, precisamos nascer da “água e do Espírito”.
Nascer do Espírito significa entrar em uma nova vida mediante uma
mudança da mente e do coração. Por envolver um tipo de experiência
completamente nova, e não apenas um aperfeiçoamento do velho estilo
de vida, o ato de fazer parte do Reino de Deus é denominado novo
nascimento. O batismo nas águas é um símbolo exterior que retrata
uma mudança interior.
Nossa salvação é possível em
virtude de três grandes atos de Cristo: Cristo MORREU pelos nossos
pecados, foi SEPULTADO e RESSUSCITOU no terceiro dia (1 Coríntios
15:3,4). Cristo possibilitou nossa salvação mediante Sua morte,
sepultamento e ressurreição. “Ou,
porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo
Jesus, fomos batizados na Sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele
na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre
os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade
de vida” (Romanos 6:3,4).
Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e então ressurgiu da
tumba para nos possibilitar nova vida de justiça. Ao sermos
batizados, estamos simbolicamente participando de Sua morte,
sepultamento e ressurreição. O batismo significa que morremos para
o pecado com Cristo, sepultamos nossa vida de pecado com Ele, e
estamos ressurgindo para viver nova vida com Ele. A morte e a
ressurreição de Jesus se tornam nossa própria morte e
ressurreição. Deus pode fazer com que morramos para o pecado e
tenhamos nossa velha vida crucificada. Ele pode nos ressuscitar para
as coisas do Espírito.
De acordo com Jesus, o batismo é
essencial para aqueles que desejam entrar no Céu: “Quem
não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de
Deus” (João 3:5).
Os que ouviram o sermão de Pedro
no dia de Pentecostes, perguntaram: “Que
faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de
vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (Atos 2:37,38).
Se você ainda não é batizado, o que falta para obedecer a esse
mandamento do Senhor? Se alguém não tem nenhum impedimento para se
batizado e não aceita o batismo, com essa atitude está dizendo que
não deseja se unir a Cristo nem à Sua igreja. E sem essa união, é
impossível ser salvo.
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