Seguidores

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Batismo

Certa vez, enquanto o pastor pregava sobre o batismo, um dos visitantes se sentiu incomodado ao ouvir o pregador ler Marcos 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado”.
O visitante se levantou e perguntou em voz alta: - E se eu crer e não quiser ser batizado, vou ser condenado?
O pregador respondeu que embora o batismo não salve ninguém ele é a resposta daqueles que realmente creram e aceitaram o sacrifício de Cristo. Que a verdadeira crença leva à obediência e o batismo não é uma opção; é um mandamento.
Muitas pessoas podem ser salvas sem ter passado pelo batismo nas águas, como o ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus. Esse ladrão não teve oportunidade de ser batizado depois de sua conversão. Porém, esse fato não torna o batismo uma alternativa.
É claro que ninguém é salvo pelas obras, mas pela fé. As obras são evidência da fé. O batismo não tem poder em si, mas é uma demonstração pública, e para todo o Universo, de que lado você está.

Elemento essencial da fé

Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Atestamos nossa morte para o pecado e propósito de andar em novidade de vida. Assim, reconhecemos Cristo como Senhor e Salvador, tornamo-nos Seu povo e somos aceitos como membros de Sua igreja. O batismo é um símbolo de nossa união com Cristo, do perdão de nossos pecados e de nosso recebimento do Espírito Santo. É realizado por imersão na água e depende de uma afirmação da fé em Jesus e da evidência de arrependimento do pecado. Segue-se à instrução nas Escrituras Sagradas e à aceitação de Seus ensinos (Mateus 3:13-16; 28:19-20; Atos 2:38; 16:30-33; 22:16; Romanos 6:1-6; Gálatas 3:27; 1 Coríntios 12:13; Colossenses 2:21; 1 Pedro 3:21).

O significado do batismo

Do grego, baptisma significa “imersão”; posto que exatamente esta é a epistemologia do verbo Baptizein (imergir/mergulhar). Batizar, portanto, deve ser semanticamente compreendido como sendo o ato de mergulhar um corpo dentro de um recipiente, como um tecido para ser tingido em líquido corante, por exemplo. Por extensão, a ação de sepultar um morto também comporta inteira e perfeitamente todo o significado da palavra batismo.
Há, no entanto, um significado teológico que se projeta para além da sepultura (morte) e da imersão em água. A morte de Jesus pouco significa, se isoladamente considerada. O que faz a morte de Jesus ser tão gloriosamente diferente é a Sua ressurreição. E é exatamente essa a idéia claramente implícita no batismo (Colossenses 2:11,12). A ressurreição é o ponto basilar da fé cristã (1 Coríntios 15:14). Cristo afirmou que Ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25).
A imersão precisa ser completa, para que haja verdadeiro batismo, visto que o significado maior deste deve ser encontrado exatamente na retomada da vida após a morte com Jesus, representada pela emersão (Efésios 2:1; 2:55; Colossenses 2:13). Assim como a ressurreição reverte a morte, a emersão revertendo a imersão identifica o converso, não somente com a morte, mas principalmente com a ressurreição de Cristo (Romanos 6:3). A segunda etapa (emersão/ressurreição) não tem como ocorrer, sem que antes a primeira tenha ocorrido (imersão/sepultamento).
Os batismos narrados no Novo Testamento levam à irrefutável conclusão de que eles aconteceram sob a forma de imersão. Entre os exemplos que podem ser mencionados destaca-se principalmente o batismo a que o próprio Jesus Cristo Se submeteu (Mateus 3:16; Marcos 1:9,10). A expressão “sair da água”, encontrada nas referências, não deixa a menor sombra de dúvida de que Jesus realmente foi batizado por imersão. O mesmo se aplica ao batismo do etíope por Filipe (Atos 8:36-39).

Um só batismo

No mundo religioso, o batismo é considerado parte importante da doutrina. Quando perguntados a respeito disso, muitos citam as palavras de Paulo, em Efésios 4:5, para mostrar sua importância. Paulo afirma que há um só batismo. Não é necessário olhar muito longe para ver grupos religiosos com diferentes tipos de batismo e idéias com relação a esse assunto. Alguns batizam crianças. Alguns aspergem ou derramam água na cabeça dos crentes. Outros ensinam que o batismo é simplesmente um ato para mostrar a qual igreja se pertence. Onde, pois, podemos encontrar esse único batismo? No meio da confusão religiosa a respeito de batismo, somente podemos encontrar a verdade retornando ao ensino do Novo Testamento.
É por meio deste ato que Deus acrescenta os verdadeiros crentes à Sua família (Atos 2:38,47). Muitos têm tentado ensinar que o batismo não é essencial. Mas Cristo vinculou o batismo ao discipulado: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).
A Bíblia menciona diversas pessoas que foram batizadas: Crispo (Atos 18:6), o eunuco etíope (Atos 8:36-39); Paulo (Atos 22:16); o carcereiro de Filipos (Atos 16:25-34). Em vista dessas passagens, percebemos que o Novo Testamento ensina que o batismo é essencial no plano de Deus para o ser humano.
Jamais devemos nos esquecer de que é através da graça de Deus que podemos ter a salvação. Por causa do Seu amor por nós, enviando Seu Filho, temos esperança de vida eterna. Precisamos também lembrar que Deus espera obediência a todas as Suas instruções. Seja a do rito do batismo ou qualquer outra, temos que cumpri-las exatamente da maneira como Ele determinou.

Mais que um simples simbolismo

Na conversa com Nicodemos, Jesus ressaltou para ele a importância do significado do batismo: “... se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. […] quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3:3,5). Portanto, de acordo com Jesus, precisamos nascer da “água e do Espírito”. Nascer do Espírito significa entrar em uma nova vida mediante uma mudança da mente e do coração. Por envolver um tipo de experiência completamente nova, e não apenas um aperfeiçoamento do velho estilo de vida, o ato de fazer parte do Reino de Deus é denominado novo nascimento. O batismo nas águas é um símbolo exterior que retrata uma mudança interior.
Nossa salvação é possível em virtude de três grandes atos de Cristo: Cristo MORREU pelos nossos pecados, foi SEPULTADO e RESSUSCITOU no terceiro dia (1 Coríntios 15:3,4). Cristo possibilitou nossa salvação mediante Sua morte, sepultamento e ressurreição. “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na Sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6:3,4).
Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e então ressurgiu da tumba para nos possibilitar nova vida de justiça. Ao sermos batizados, estamos simbolicamente participando de Sua morte, sepultamento e ressurreição. O batismo significa que morremos para o pecado com Cristo, sepultamos nossa vida de pecado com Ele, e estamos ressurgindo para viver nova vida com Ele. A morte e a ressurreição de Jesus se tornam nossa própria morte e ressurreição. Deus pode fazer com que morramos para o pecado e tenhamos nossa velha vida crucificada. Ele pode nos ressuscitar para as coisas do Espírito.
De acordo com Jesus, o batismo é essencial para aqueles que desejam entrar no Céu: “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3:5).
Os que ouviram o sermão de Pedro no dia de Pentecostes, perguntaram: “Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (Atos 2:37,38).
Se você ainda não é batizado, o que falta para obedecer a esse mandamento do Senhor? Se alguém não tem nenhum impedimento para se batizado e não aceita o batismo, com essa atitude está dizendo que não deseja se unir a Cristo nem à Sua igreja. E sem essa união, é impossível ser salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário