Seguidores

domingo, 18 de agosto de 2013

Ato inaudito

Eu fico triste quando ouço alguém cheio de orgulho e justiça própria bater no peito e dizer que é ateu. Ou o que talvez seja pior, alguém que diz acreditar em Deus, mas em um deus mal, severo, injusto. Esse não é o meu Deus nem o Deus revelado na Bíblia. Quem quer adorar um deus que castiga, julga e pune? Mas eu tenho uma notícia para vocês: o mesmo Deus que julga é o que advoga em nosso favor. Você já pensou nisso? Imagina se um ser humano comum, mortal e pecador, fosse juiz e advogado ao mesmo tempo... ele não ganharia todas as causas? Quanto mais Deus!
Quer base bíblica? 1 João 2:1 diz que "temos um advogado junto ao Pai, Cristo Jesus, o Justo". Mas eu entendo os ateus... lamentavelmente eu os entendo, porque já fui um. E creio que a tristeza que sinto por eles é porque Deus tem me concedido arrependimento pelos meus anos de ateísmo. E é muito fácil justificar os ateus: a igreja medieval fez um estrago danado no caráter de Deus. Tornaram-nO injusto e incompassivo. Perseguiram os verdadeiros cristãos chamando-os de hereges. Difamaram o nome de Deus, porque fizeram todas essas coisas em Seu nome. Adoraram ídolos, tiveram outros deuses diante do Santíssimo, mudaram o dia do SENHOR. Mataram, roubaram, adulteraram, mentiram e cobiçaram. Pisaram na Santa Lei de Deus. É óbvio que havia um poder maior do que o de seres humanos por trás de tudo o que foi feito. Alguém que queria ser e que foi adorado como Deus. Um deus menor, um deus ridículo, um deus desprovido de poder criador.
Tudo isso foi revelado na Bíblia que aconteceria exatamente para que crêssemos quando acontecesse. Não foi o Santo Criador do Universo que mandou fazer aquelas coisas. Mas Ele deixou que tudo aquilo ocorresse com uma finalidade: provar ao Universo todo - aos anjos e aos seres de mundos não caídos - como seria o governo daquele que disse que faria melhor.
Passado o período medieval, veio o Iluminismo e, como o período anterior ficou conhecido como Idade das Trevas, os filósofos iluministas foram em busca da luz, cavando a consciência e exaltando a razão. Foram na direção errada e a luz que eles pensaram ter encontrado no fim do túnel era só o trem satânico que vinha para esmagá-los. Tanto que o grande filósofo ateu Voltaire, no fim de sua vida, admitiu: "Morro adorando a Deus, amando os meus amigos, não detestando os meus inimigos, mas detestando a superstição". (informação de Will Durant, História da Filosofia, São Paulo, Nova Cultural, 1996)
A verdadeira Luz que mostra os nossos pecados, que ilumina também àqueles que nos circundam, provém de Jesus. O erro fatal dos iluministas foi ter rejeitado a Bíblia por crer que a igreja medieval seguia a Bíblia. "O meu povo perece por falta de conhecimento" (Oséias 4:6) "E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32). A Palavra de Deus foi encerrada nas masmorras e nem os padres tinham acesso a elas. Poucos sabiam ler na época e a ignorância espalhou-se facilmente pelo mundo conhecido. Certamente os padrões com que Deus julgará aquelas pessoas serão diferentes dos que usará para a nossa geração. Acredito piamente que um camponês que ia à missa todo domingo e foi fiel aos princípios bíblicos que conhecia, pode ser salvo. Assim como um analfabeto de nossos dias que alimenta os lobos salteadores de igrejas evangélicas que pregam a teologia da prosperidade, mas que vive conforme os princípios bíblicos aprendidos naqueles lugares também pode ser salvo. Porém os sacerdotes, os líderes espirituais que mentem, enganam, perseguem, sofrerão por muito tempo quando o fogo do Céu cair sobre seus corpos doentes e feridos por úlceras gigantes que explodirão nas suas peles antes do fogo mortal cair causando muita dor.
A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8). Esse é o Seu caráter, isso é o que Ele é. Portanto, temos que analisar Seus atos desta perspectiva. O dia do juízo será um dia de muita dor. Por isso, a Bíblia chama isso de "ato estranho" (Isaías 28:21). Esse tipo de ato, provocar dor, é estranho a Deus, que é amor, misericórdia, compaixão e perdão. No entanto, amor está inexoravelmente ligado à justiça. Amor sem justiça é fraqueza. Se Deus não interviesse na história desse mundo, a maldade se propagaria a ponto de tornar a vida inviável. Se Ele não fizesse justiça, o mal venceria.
Logo, Deus pune, sim. Mas antes avisa, chama, convida, praticamente implora para que você volte para Ele. Se você simplesmente voltar, Ele esquece toda a dor que você Lhe causou, porque a alegria dEle por tê-lo de volta é muito maior. Ele é tão misericordioso, tão paciente, tão cheio de amor que ainda não voltou, porque está esperando você se converter. Sim, você mesmo. Não espere mais. Entregue-se nos braços de Jesus e não tema o juízo, porque Ele te garante. Grite bem alto para todo mundo ouvir: "Se Deus é por mim, quem será contra mim? Se ele me justifica, quem me acusará?" (Romanos 8:31,33)

Um comentário:

  1. Bom, estou falando só com base em seu texto e em nossas últimas discussões.
    O problema é que (digo isso com base sempre no que você escreve) parece que você quer passar o que acha e pensa, porém, não quer questionamentos, discussões sobre o assunto e/ou contestações. Ou seja, você parece querer falar, mas não parece querer ouvir (muito menos pensar no assunto). Tome cuidado. Falar o que quer, mas não querer ser questionado chama-se FUGA. E eu não entendi até agora do que você anda fugindo.

    ResponderExcluir