Seguidores

terça-feira, 25 de junho de 2013

A natureza do homem

A afirmação de que Deus criou os céus e a Terra tem causado muita crítica, indiferença e ceticismo. A compreensão dessas discórdias está no conflito entre o bem e o mal. Ao apresentar o evolucionismo como verdade, Satanás procura derrubar muitos dos pilares que fundamentam a fé cristã, como o sábado. Se o ser humano e a Terra vieram à existência por um processo evolutivo, não houve uma semana de criação e, conseqüentemente, o sétimo dia nunca existiu. Na seqüência, os dez mandamentos da lei de Deus perdem toda sua veracidade.
A explicação mais segura para as origens do mundo é a que está na Bíblia: Deus é o Criador (recomendo o site www.criacionismo.com.br para quem quiser comparar evidências científicas). Em Seus planos estava a idealização de um lugar onde os seres humanos pudessem ter o habitat ideal para crescer e se desenvolver. "Pai e Filho empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado - a criação do mundo. A Terra saiu das mãos de seu Criador extraordinariamente bela" (A História da Redenção, página 20).
"Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras de Tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares" (Salmos 8:5-8). O salmista estava se referindo certamente ao homem que saiu das mãos do Criador.
Não havia em toda a natureza alguém a quem Deus tivesse confiado tantos poderes. Ao homem Deus deu vida, poder de escolha, reprodução e autoridade. O ser humano poderia decidir, pensar e refletir. Também poderia gerar novas vidas, teria autoridade, inteligência e domínio sobre tudo o que foi criado na Terra.
Foi uma semana inteira de criação, com tantos elementos criados e conduzidos para um propósito final: a criação do homem e da mulher. Por uma semana, Deus gastou tempo para produzir um mundo que seria a morada desse casal.
"O homem foi originariamente dotado de nobres faculdades e de um espírito bem equilibrado. Era um ser perfeito e estava em harmonia com Deus. Seus pensamentos eram puros, santos os seus intentos. Mas pela desobediência, suas faculdades foram pervertidas e o egoísmo tomou o lugar do amor. Sua natureza tornou-se tão enfraquecida pela transgressão que lhe era impossível, em sua própria força, resistir ao poder do mal. Fez-se cativo de Satanás e assim teria permanecido para sempre se Deus não tivesse intervindo de modo especial. Era desígnio do tentador frustrar o plano divino quanto à criação do homem e encher a Terra de miséria e desolação. E todo este mal, ele apontava como conseqüência da criação do homem por Deus" (Caminho a Cristo, página 17).
Falando da formação do homem, a Bíblia diz que este foi formado do barro e Deus soprou nele o fôlego de vida (Gênesis 2:7). A vida recebida de Deus deveria ser eterna, caso o homem continuasse obediente às ordens de Deus. Se pecasse, morreria e finalmente voltaria ao pó, como diz Eclesiastes 12:7: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu".
Procurando levar o primeiro casal à queda, Satanás procurou negar a seriedade e gravidade do pecado, com sua frase mentirosa "é certo que não morrereis" (Gênesis 3:4). Ele fez isso por inveja! "Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era  suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gênesis 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre a formação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus" (Primeiros Escritos, página 145).
Qual era o plano de Deus em colocar Sua imagem no ser humano? A criação do homem à imagem de Deus é uma das melhores maneiras para compreendermos a Deus.
Deus criou o homem como ser integral. Deus é, nesse sentido, também um ser integral, total. Nada acontece em qualquer parte do Universo - a queda de um pardal, o choro de um de Seus filhos - sem o acompanhamento de Deus. Ele não somente criou o Universo, como também o mantém continuamente. Toda a natureza é importante para Deus. Ele considerou tudo muito bom (Gênesis 1:31). E esse tudo incluía o ser humano, comissionado por Deus para cuidar dos demais seres criados, além de cuidar do próprio corpo.
Deus nos criou não somente indivisíveis (não "temos" uma alma; nós "somos" uma alma vivente), mas também livres. Isso também reflete a imagem de Deus no homem. Nossa capacidade de ir além, não apenas de descobrir, mas estar ciente de todo esse processo de descoberta é o que nos dá uma qualidade única entre todas as criaturas da Terra.
Quando Deus desejou miríades de anjos, Ele criou miríades de anjos. Entretanto, quando quis povoar toda a Terra, criou Ele apenas dois - um homem e uma mulher - e fê-los compartilhar do cuidado das coisas e seres criados. Isso significa que, de certa forma, eles seriam responsáveis pelo caráter de todas as futuras gerações. Deus também permitiu que os seres humanos pensassem e agissem - não meramente reagissem -  até mesmo discordando de Suas idéias. E quando os nossos primeiros pais se rebelaram contra Deus e Suas ordens, Ele não os rejeitou ou os abandonou como um pai desapontado. Ele, que havia idealizado o plano da salvação antes de criar o homem, haveria de pô-lo em prática através da encarnação de Seu Filho, Jesus Cristo.
Tudo o que Satanás tirou de nós por meio do pecado, Jesus nos restitui por Seu sacrifício. A imagem e semelhança divinas no ser humano serão completamente restauradas por meio do sacrifício de Jesus Cristo, o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

Um comentário:

  1. Veja a diferença dessa crença para o evolucionismo: insistem em dizer que somos animais racionais. Não somos animais! Animais não foram feitos à imagem e semelhança de Deus! Essa é a diferença: nós temos identidade divina e não animalesca. Que diferença isso faz para a nossa auto-estima, hein! Nos meus genes tem o código de Deus e não o código animal. Completamente diferente! Que diferença!

    ResponderExcluir