Seguidores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Graça não é sinônimo de paciência

Um dia, no alto, nos penhascos desertos do monte Sinai, Deus Se revelou a Moisés. Quando Ele passou na frente do velho profeta, Ele proclamou: "Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: Jeová, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração". (Êxodo 34:6,7)

Poder-se-ia facilmente passar a vida inteira estudando esse auto-retrato pintado pelo Senhor e nunca esgotar seu significado pleno.
A frase que atrai o interesse especial do homem em pecado habitual é: tardio em iras. Essa descrição é repetida oito vezes no Antigo Testamento sobre o Senhor. Seu equivalente no Novo Testamento, makrothumeo, é traduzido como paciente ou longânime. Esse termo grego é usado para descrever um dos frutos do Espírito, a longanimidade. O Vine's expository dictionary diz o seguinte sobre esse termo:

Ser paciente, longânime, tolerante. Longânime é aquela qualidade de autodomínio diante da provocação, que não retalia apressadamente; é o oposto de raiva e está associada a misericórdia.

Para o homem que viveu continuamente longe dos requisitos de uma vida santa, é realmente uma boa notícia saber que Deus não fica facilmente irado com suas transgressões. Posso atestar o fato de que o Senhor é extremamente paciente. Ao longo dos anos, meus repetidos atos de rebelião e ilegalidade absoluta justificariam Sua ira e julgamento imediato. Porém, o que recebi em troca foi Seu amor, Sua compaixão e misericórdia. Embora Ele me tenha castigado muito (Salmos 118:8) e tratado severamente por causa de minha conduta pecaminosa, o Senhor tem-me tolerado pacientemente o tempo todo. Ao descrever essa palavra, makrothumeo, Matthew Henry apreendeu a essência do coração de Deus:

"Que pode suportar o mal e a provocação sem estar cheio de ressentimento ou vingança. Ele tolerará a negligência daquele a quem ama e esperará muito tempo para ver os efeitos bondosos dessa paciência nele".

É inquestionável que Deus mostra uma paciência tremenda para com o homem abertamente rebelde a seus mandamentos. Não obstante, devemos entender que, embora Deus seja paciente, haverá um tempo de colher as imprudências do passado. A paciência de Deus nunca deve ser confundida com a Sua graça. Embora trabalhem juntas, são dois aspectos diferentes de Seu caráter. O Dicionário Teológico do Novo Testamento diz o seguinte sobre makrothumeo:

"O Deus majestoso graciosamente retém Sua ira justa, como em Sua obra de salvação para Israel. Ele faz isso não só em fidelidade à Aliança, mas também em consideração à fragilidade humana. A paciência, claro, não é uma renúncia, mas o adiamento, com vistas ao arrependimento".

Deus é paciente com respeito ao pecado de um homem, mas Sua paciência tem o propósito de dar um tempo para a pessoa arrepender-se. Referente à segunda vinda de Jesus, o apóstolo Pedro disse: "Não retarda o Senhor a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). Ele, então, continua dizendo: "Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz".

É extremamente perigoso para o indivíduo envolvido em pecado habitual presumir que, por ele ainda não ter tido o seu dia de "ajuste de contas" por sua má conduta, não haverá julgamento futuro para enfrentar. O povo de Israel cometeu esse erro. Eles repetidamente provocaram o SENHOR por meio de sua desobediência e incredulidade ostensiva. Isaías transmitiu o pesar e frustração que o SENHOR sentia pela desobediência de Seu povo: "Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas brabas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer a minha vinha que eu não lhe tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas brabas? Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer a minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede para que seja pisada; e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordens que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta de suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor. Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar e fiquem como únicos moradores no meio da terra". (Isaías 5:1-8)

Jesus usou a mesma ilustração para descrever a experiência da salvação. Ele disse: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim serei meus discípulos". (João 15:1-2;8)

Novamente, Deus é extremamente paciente com Seu povo. Ele tolerará a negligência da pessoa que Ele ama e esperará muito tempo para ver os efeitos bondosos dessa paciência nele. Mas é importante entendermos que Ele tem uma vinha com o propósito expresso de dar uvas. Como qualquer viticultor experiente que levou anos cultivando a terra, Ele espera um dia colher uma safra frutífera. Que a ira de Deus para o pecado nunca seja esquecida nem minimizada.

Steve Gallagher - No Altar da Idolatria Sexual - páginas 291, 292, 293 e 294.

Um comentário:

  1. Um texto muito oportuno, pois o que não falta é igreja pregando a chamada graça barata! Liberdade para pecar, contradizendo Romanos 3.
    Parabéns!

    ResponderExcluir