Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A VERDADE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO HOMEM

A Bíblia diz que o ser humano foi formado do pó da terra. O Criador soprou nele Seu espírito (fôlego de vida) "e o homem passou a ser alma vivente" (Gênesis 2:7). Não passou a ter uma alma.
A alma não é algo separado do corpo, visto que a pessoa viva é uma alma. Na morte, o homem deixa de ser alma vivente.
O pecado separou o ser humano da fonte da vida quando nossos primeiros pais transgrediram a expressa ordem divina: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2:16). O usurpador confrontou diretamente a afirmação divina, assegurando à Eva: "É certo que não morrereis" (Gênesis 3:4). Essa primeira mentira do inimigo foi sobre o estado dos mortos. Em outras palavras, afirmou que seriam imortais.
Deus confirmou tudo o que dissera antes. Uma vez que desobedeceram, eles perderam sua imortalidade condicional e, agora, estariam plenamente sujeitos à morte: "No suor do teu corpo comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó, e ao pó tornarás" (Gênesis 3:19). Nosso corpo, portanto, é mortal (Romanos 6:12) e a Bíblia ensina que somente Deus é imortal (1 Timóteo 6:15).

Alma vivente = tanto no hebraico quanto no grego, o termo aponta ao homem como pessoa viva.
Espírito = no hebraico e no grego, o termo "espírito" jamais se refere a uma entidade capaz de ter existência consciente, separada do corpo.

Vejamos o significado de alguns termos bíblicos distorcidos pela filosofia espiritualista:

Espiritual: na Bíblia, refere-se ao vínculo pessoal que o ser humano desenvolve com o seu Deus e Criador; no espiritualismo, refere-se à integração do ser com as energias cósmicas que permeiam todas as coisas. Adoração do próprio "eu", do deus que existe em cada um de nós.

Meditação: na Bíblia, trata-se de ativa, consciente e inteligente sintonia com Deus, pela influência do Espírito Santo, daquele que se dispõe a obedecer; no espiritualismo, trata-se de uma mescla de chakras, auras, meridianos, corpos energéticos e suposta comunicação com os mortos e com os espíritos-guias.

Energia vital: na Bíblia, refere-se à força ou vitalidade que Deus concede a cada criatura, e deve ser preservada pelo cuidado com as leis da saúde ou ser esgotada pelo desrespeito a elas. "Se Adão, em sua criação, não houvesse sido dotado de 20 (vinte) vezes mais força vital do que os homens têm agora, a humanidade, com os seus atuais hábitos de vida, em violação da lei natural, estaria extinta" (Exaltai-O, página 64 - Meditações Matinais de 1992).
Para o espiritualismo, energia vital é um ser imaterial, que tem poder ilimitado sobre o corpo material, comunicando a ele vida e saúde. Fundamento filosófico de grande parte dos sistemas terapêuticos alternativos. Consideram os elementos terra, ar, fogo e água como forças universais, das quais a vida depende. Animando os quatro elementos, encontra-se a força vital.

O conceito místico de força ou energia vital é inteiramente espiritualista, com raízes no hinduísmo e no pensamento chinês, ainda que seus autores, por vezes envolvam a Deus em suas exposições.
Os acupunturistas, por exemplo, dizem que a cura da doença consiste na circulação da força vital, e usam, para isso, as agulhas em "pontos congestionados". A quiropraxia identifica a força vital como "inteligência inata". Os ajustamentos espinhais são utilizados para liberar a energia vital. Nutricionistas recomendam alimentos contendo força vital. Os homeopatas prescrevem remédios para remover bloqueios à livre circulação desta suposta energia vital. Quase todas as áreas estão contaminadas com essa filosofia astuta do arquienganador.
Como é diferente a realidade dessa força vital, da forma que Deus diz que é!
O cristão compreende que Deus nos proveu da energia indispensável, a qual deve ser utilizada em diferentes períodos de nossa vida. Muitos "estão gastando a energia vital de que necessitarão num tempo futuro. [...] Se negligentemente esgotarmos essas forças pela contínua sobrecarga, teremos sofrido perdas em algum tempo. Nossa utilidade será diminuída, quando não destruída a nossa própria vida" (Conselhos sobre Saúde, página 99).
Os enganos do tempo do fim serão os mais poderosos de todos os tempos. "Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. [...] Para todos virá o tempo de prova. [...] Sendo possível, Satanás os impedirá de obter o preparo para estar em pé naquele dia; ... embaraçá-los-á com os tesouros terrestres, de modo que o dia de prova venha sobre eles como um ladrão" (O Grande Conflito, páginas 625 e 626).

Um comentário:

  1. Pois é Sr Gregório!
    "A alma que pecar, é a que morrerá"
    Eu sabia disso!!!rs

    ResponderExcluir