Seguidores

sábado, 17 de novembro de 2012

Sócio majoritário

Se eu fosse empresário, eu convidaria Jesus Cristo para ser meu sócio. Se eu estivesse em dificuldades financeiras, então... Ele é o único que pode nos salvar. E como disse o apóstolo Pedro: não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é dono de toda prata e de todo ouro que há na Terra. Ele nos traz vendas, idéias, saúde e força para o trabalho. Da mesma forma, as dificuldades e provações deveriam nos fazer buscá-Lo mais e mais, pois Ele é fonte de sabedoria para a solução dos nossos problemas. Em minhas orações, eu diria “abençoa nossa empresa, Senhor; abençoa nossos fornecedores; abençoa nossos clientes e colaboradores; abençoa, Senhor, todos os nossos negócios”. E diria “nossos”, porque, de fato, estaria conversando com o meu sócio.
Mas e se você já tiver um sócio e ele não quiser aceitar a entrada deste novo Sócio? Geralmente os contratos/estatutos sociais que dão início a uma empresa afirmam que se faz necessária a concordância de ambos ou todos os sócios para a entrada de um novo...
Sociedades empresariais podem ser, muitas vezes, comparadas a casamentos e inclusive na maioria delas os sócios passam mais tempo juntos do que com os cônjuges. Por isso, a melhor estratégia é oração e testemunho. Tanto numa instituição quanto na outra.
Essa é a melhor, se não a única saída, pois, na maioria das vezes, você não tem liberdade para pregar para o cônjuge ou para o sócio. Eles podem pensar que você está “forçando a barra”, querendo enfiar o evangelho goela abaixo – geralmente as pessoas pensam isso – e então você acaba se constituindo em pedra de tropeço e a pessoa, em vez de sentir-se atraída, sente-se repelida pelo Evangelho.
Ore todos os dias pela conversão de quem você ama. Faça jornadas espirituais em que você tenha que acordar uma hora mais cedo ou tenha uma hora determinada durante o dia (um encontro marcado com Deus) para orar por aquela pessoa. Ninguém que vai a Deus volta vazio. Ele vai te mostrar que, de repente, você tem que mudar a abordagem. Ou deve orar mais. Ou calar-se mais. Não sei. Cada caso é um caso.
Quantas vezes ficamos desanimados ao ver que a pessoa não responde ao chamado do Espírito Santo! Às vezes no afã de ajudar, escolhemos um verso bíblico inapropriado para aquela situação e dizemos ou escrevemos! Talvez não fosse o verso que estivesse impróprio, mas o momento vivido pela pessoa. Ah, sim, desanimamos e pensamos: esse aí é coração duro demais! Vou desistir!
Então ouvimos uma voz que fala claramente: “Eu não desisti de você. Por quantos anos você endureceu o seu coração?” Deus nos consola com palavras reconfortantes: "fique calmo. Continue orando e amando. Não julgue nem se ire, pois você já foi igualzinho". O Espírito Santo não nos deixa parar de orar por quem amamos.
Semana passada, um homem de fé orou assim: "Senhor, sei que essa empresa ainda não foi à falência, porque o Senhor tem um plano para ela. O Senhor conseguiu ao menos que eu me convertesse e continua mantendo a empresa. Ainda é possível ganhar mais almas. Não desista dessas almas. Todavia, se a empresa não servir mais aos Seus santos planos, faça como melhor Lhe aprouver e use outros meios para trazer essas pessoas a Teus pés. Quanto a mim, digo como Jó: Nu saí do ventre da minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor". A Bíblia diz que, apesar de todo sofrimento e tribulação, Jó não atribuiu a Deus falta alguma. Disse-me ainda o homem, pois tem enfrentado grandes preocupações a respeito de sua empresa: “Tenho me inspirado nesse personagem e estou tranqüilo, pois, ainda que eu perca tudo, peço a Deus, desde já que eu não perca a fé, pois a promessa que encontro no Salmo 37 é: "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão".
Jesus está muito mais interessado na salvação de uma alma do que na salvação de uma empresa. Entretanto, Ele não faz nada pela metade. Creio firmemente que uma coisa depende da outra. Tenho certeza que você tem se matado pela sua empresa, pelo seu trabalho e, devido a isso, tem sacrificado o lazer, o descanso e os momentos com a família. Tenho certeza que você tem dado o sangue e perdido noites de sono pensando em quantos leões terá que matar no dia seguinte.
Mas hoje entendo que inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; AOS SEUS AMADOS ELE O DÁ ENQUANTO DORMEM.
Hoje eu sei que NADA do que fizermos pode nos salvar. Se há algo que devamos fazer, devemos buscá-Lo, pois Ele também promete honrar aos que O honram, mas desmerecer os que O desprezam.
São muitas as promessas e não vou ficar repetindo-as para não vos cansar. A maioria delas é condicional. Mas a única condição exigida é: atentamente ouvir a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos.

Um comentário:

  1. Bom, não gosto desse negócio de ficar colocando Jesus em comparações com negócios. Acato quando Ele mesmo o faz, quando por exemplo da parábola em que diz sobre o dinheiro deixado com os servos, dos quais somente um deles fez com que a quantia multiplicasse. Ele faz uma analogia entre a Sua palavra e os ganhos que devem ser multiplicados, para remeter a multiplicação da fé.
    Demais, há uma passagem no Livro dos Reis (acho que é no Primeiro) na qual Deus concede a sabedoria de Salomão, o qual pediu isso em oração a Ele. Nesta passagem, Deus diz "Por não pedir riquezas, morte de teus inimigos e que sua própria vida seja prolongada, te darei uma sabedoria que nenhum homem antes de ti teve e nenhum depois de ti terá." (cito a passagem de cabeça, por isso pode ser um pouco diferente). Então, fico meio assim de pedir dinheiro para Deus. Já o fiz de certa maneira no passado, quando prometia que iria dar X por cento do prêmio da loteria, caso ganhasse.
    Sei lá. Ao invés de pedir para que a empresa vá bem, que tal pedir para que nunca falte saúde para si e os seus, para que possam continuar a trabalhar (na empresa ou, se essa fechar, continuar a trabalhar em qualquer lugar descente)?
    Quanto a pregar para as pessoas, já falamos sobre isso. O cristão tem isso de "ide e pregai". Porém, pregue e, se ver que a pessoa está descontente com isso, deixe-a como está. Se forçar, como você mesmo disse em seu texto (e como você já vivenciou isso), irá causar desconforto na pessoa que não quer ouvir. Tal pessoa também nunca poderá dizer que nunca foi apresentada a palavra de Deus.
    Não é preciso negar a Deus para agradar ninguém. Porém, não é preciso forçar ninguém a crer Nele. Dá para manter uma conversa "laica" com qualquer um sem forçá-lo a sua crença. Se você já fez sua apresentação de Deus para uma pessoa e ela não quis saber, vai forçá-la a crer? Deus não quer ninguém adorando-O forçosamente. Cada um pagará por crer ou não em Deus.
    E, como você mesmo disse em seu texto, pode-se rezar para que a pessoa seja convertida. Isso podemos fazer independente da pessoa querer ou não. É algo entre nós e Deus. Se a pessoa for convertida, será algo entre nós, Deus e quem foi convertido. E a pessoa convertida não precisa saber disso até o dia de seu julgamento, certo? Por vezes, alguém pode ser convertido por suas orações e você nem ficar sabendo. O importante é que a conversão ocorra.

    ResponderExcluir