Seguidores

sábado, 20 de outubro de 2012

Reprogramação mental

A última coisa que devemos inferir da Bíblia é que devemos nos tornar cumpridores de regras. Conforme a mente da pessoa se reprograma com a leitura e estudo da Palavra de Deus, viver por meio Dela torna-se mais fácil. A verdade é que alguém realmente só "conhece" a Palavra na mesma medida em que a vive. Conforme o cristão absorve o ensinamento bíblico, descobre que isso influencia as centenas de decisões que ele toma ao longo de um determinado dia.
Os primeiros nove capítulos de Provérbios tratam quase exclusivamente de poder que a Palavra de Deus confere a um homem que se depara com a tentação sexual:

"Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará; para te afastar do mau caminho e do homem que fala coisas perversa". (Provérbios 2:10-12)

"Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento. Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes". (Provérbios 5:1-4)

"Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, para te guardarem da mulher vil e das lisonjas da estranha". (Provérbios 6:23-24)

"Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta, para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras". (Provérbios 7:1-5)

"Agora pois, filhos, dai-me ouvidos, e estai atentos às palavras da minha boca. Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas". (Provérbios 7:24-25)

Conforme os pensamentos de Deus são implantados em uma pessoa, ergue-se uma fronteira ao seu redor que a ajuda durante os momentos de tentação a fazer o que é agradável à vista de Deus.
Talvez seja por isso que Tiago chamou a Palavra de lei da liberdade. Ela liberta as pessoas! O salmista disse que aqueles que se firmassem na Palavra ficariam puros (Salmos 119:9-11), agiriam com reverência diante de Deus (Salmos 119:38), ficariam indignados com o pecado (Salmos 119:53), teriam uma vida de liberdade (Salmos 119:45) e que o pecado não teria domínio sobre eles (Salmos 119:133). Davi declarou que o homem que tivesse a Palavra escondida no seu coração, não resvalaria (Salmos 37:31). Josué afirmou que aqueles que meditassem Nela, tornar-se-iam prósperos (Josué 1:8). Paulo disse que a nossa fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17) e que é impossível agradar a Deus sem ter fé (Hebreus 11:6). Por fim, o próprio Jesus advertiu que, se permanecessem em Sua Palavra, seriam libertados (João 8:31,32). É precisso ser mais claro do que isso? Se você crê na Palavra de Deus, então você pode ter esperança de que Ela verdadeiramente o libertará!
À medida que as mudanças eficazes, a longo prazo, acontecerem em você, por meio do Espírito Santo; passar um tempo diariamente na presença de Deus irá ajudá-lo a andar em Espírito. Assim, sua mente e seu coração serão transformados pelo maior poder que existe. Como Jesus disse: "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:4-5).

Steve Gallagher - No altar da idolatria sexual - páginas 259 e 260

Um comentário:

  1. Esse último verso é o que deveríamos repetir todos os dias muitas vezes ao dia. Realmente não podemos fazer nada sem Ele, mas mesmo estando na igreja, tem gente que ainda acha que pode. Tenta barganhar com Deus, quer trocar, oferecer algo a Ele para que Ele retribua em bênção.
    Ah, Senhor, tem misericórdia de nós, que somos pecadores.

    ResponderExcluir