Seguidores

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Alimento para a alma

Passar um tempo em oração e adoração ajuda o cristão a viver na presença do Espírito Santo todo dia. Há um outro aspecto, porém, para a nossa equação espiritual que é igualmente importante. A Palavra de Deus é a fonte de alimento espiritual do cristão. Ela tem o poder inerente de imputar vida em um santo. O cristão precisa do alimento de Deus regularmente para que ele não seque (João 15:6). Porém, quando se trata de empunhar a espada do Espírito, é absolutamente essencial que o cristão esteja manejando bem a Palavra da Verdade (2 Timóteo 2:15). Um problema que os viciados enfrentam é que seu pensamento foi deformado ao longo de anos de abuso e danos causados por sua exposição às drogas, seja elas quais forem: cocaína, maconha, crack, heroína e, até mesmo, pornografia, álcool, cigarro e remédios.
Tenho usado a ilustração do espião comercial que invadiu a sala de informática de seu principal concorrente e desorganizou o conjunto de circuitos de sua unidade central de processamento. Esse é um retrato do que o diabo faz aos homens que se envolvem com esses tipos de drogas. O inimigo desorganizou seus circuitos internos de tal maneira que nada dentro deles funciona como deveria. Não obstante, a Palavra de Deus tem o poder de transformar uma pessoa inteiramente. Claro que não é de uma hora para a outra, mas se a pessoa decidir submeter-se e colocar em prática os ensinamentos, a mudança é rapidamente percebida. Durante um período, a Palavra religará os circuitos do cristão, se ele se mantiver fiel e passar tempo lendo a Bíblia todo dia. Para nos ajudar a ver o que o estudo regular da Bíblia fará pelos santos em lutas, voltemo-nos para as palavras de Tiago: "Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito" (Tiago 1:21-25
).
Nessa passagem inspirada das Escrituras, existem vários conceitos que podem desempenhar um papel essencial na vida do cristão. O primeiro mencionado é a importância do arrependimento: Rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia (v.21). Conheci homens no decorrer desses anos que passaram centenas de horas lendo a Bíblia, no entanto, ficaram cada vez mais indiferentes ao Senhor. Precisa haver arrependimento sincero experimentado antes de a Palavra poder ser implantada. A pessoa não-arrependida que passa tempo com as Escrituras só fica mais empedernida em seu coração.
Depois, devemos aproximarmo-nos da Palavra humildemente. Muitos que passam tempo lendo a Bíblia fazem justamento o oposto. Em lugar de permitir que a Palavra penetre e examine o coração deles para convencer, utilizam-nA somente para fortalecer suas opiniões doutrinárias ou para mostrar aos outros o quanto A conhecem. O livro de Hebreus diz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12). Esta é uma declaração extraordinária que a Bíblia faz sobre si mesma. Jesus disse que suas palavras eram vida e espírito (João 6:63). Ela é a vara da boca e o sopro dos lábios do Deus vivo (Isaías 11:4). Existe uma energia divina liberada quando a Palavra de Deus é abordada no espírito de reverência e humildade; como servos que querem aprender com seus Senhor, sobre seus Senhor. A Palavra vivificada tem o poder de penetrar os recantos mais íntimos do homem. Ela pode dividir os pensamentos e intenções do reino da alma e espírito semelhante a Cristo que emana do indivíduo. Ela separa um do outro, trazendo, então, fim ao caos e à confusão resultantes do engano do pecado. Todo motivo, atitude ou padrão de pensamento são metodicamente e sistematicamente expostos pela Palavra, mostrando o que realmente é. A natureza caída inteira é penetrada com a espada de dois gumes do Espírito. Com uma realidade assustadora, John Calvin fala daqueles que excluem a verdade das Escrituras:

Nada desse tipo se encontra no réprobo, porque ou eles desconsideram negligentemente Deus falando-lhes, e assim escarnecem Dele, ou se surpreendem com a Sua verdade e obstinadamente resistem a ela. Em resumo, como a Palavra de Deus é um martelo, então eles têm um coração como a bigorna, de forma que a dureza deles resiste a seus golpes, por mais poderosos que possam ser. A Palavra de Deus, então, está longe de ser tão eficaz para eles, penetrando para dividir a alma e o espírito. Conseqüentemente parece que o caráter deles está restrito somente aos fiéis, uma vez que somente eles são esquadrinhados tão profundamente. O contexto, no entanto, mostra que existe uma verdade geral a qual se estende também aos réprobos, porque ainda que não sejam comovidos, mas desenvolvam um coração de ferro e bronze contra a Palavra de Deus, devem ser necessariamente restringidos pela própria culpa. Eles realmente riem, mas é um riso sardônico, porque sentem interiormente que estão mortos; fazem evasivas de vários modos para não comparecer diante do tribunal de Deus. Embora relutantes, são arrastados para lá por essa mesma palavra de que arrogantemente escarnecem, de forma que possam ser adequadamente comparados a cães bravos, que mordem e apertam com suas garras as correntes nas quais estão presos, no entanto, nada podem fazer uma vez que ainda permanecem firmemente presos.

A pessoa que procura sinceramente por Deus para expor e aniquilar o pecado que ainda está alojado dentro dela regozija-se ao ver a espada do Espírito. Ela pode confiar no que a Palavra revela, porque está sendo sustentada por mão firme. Este não é o brandir de espada da pessoa que Salomão escreveu a respeito, cujas palavras ferem como a espada (Provérbios 12:18). Este é o trabalho meticuloso do cirurgião amoroso que extrai o câncer do pecado enraizado por todo o ser interior do paciente.
É chamado por Tiago como a lei perfeita. O homem que se aproxima da Palavra com humildade percebe que Ela é a única fonte de verdade com credibilidade absoluta. Infelizmente, muitos se tornaram cada vez mais céticos. Eles estão ocupados, correndo pelo país inteiro, procurando pela "última palavra", perdendo o que está bem debaixo de seus narizes durante todo o tempo - a Palavra eterna. Se a Bíblia não parece convincente o suficiente para alguém, tenha certeza de que Satanás se assegurará de que qualquer outra coisa tome seu lugar. Qualquer coisa! O inimigo prefere ver um cristão gastando horas lendo livros de auto-ajuda a passar cinco minutos na Verdade revelada por Deus. É por isso que existem livrarias repletas de alternativas.

Steve Gallagher - No altar da idolatria sexual - páginas 251, 252, 253, 254 e 255.

Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar o texto. Ajudou-me a preparar a pregação do próximo sábado.
    Abraços, campeão.

    ResponderExcluir